O Governo do Piauí realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira(10), através do YouTube, para debater a Privatização da Agespisa e parceria público privada – PPP – dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto do Piauí.
De forma totalmente arbitrária e atropelada, o Governador Rafael Fonteles, representado pela Secretaria de Administração, acelera a entrega dos serviços de saneamento público para a iniciativa privada, promovendo audiência através das redes sociais, onde pouquíssimas pessoas puderam se inscrever via e-mail e a participação popular via Chat do YouTube foi rasa e limitada. Os dirigentes do sindicato que conseguiram realizar suas inscrições, infelizmente não tiveram oportunidade de aprofundar o debate, sem o devido tempo necessário que a questão exige, o que é lamentável em se tratando de um tema de vital importância para todos(as).
Durante apresentação do Secretário de Administração, Samuel, ficou claro que o estudo prevê o aumento da tarifa de água em 16,5% nos primeiros anos e podendo aumentar de acordo com a inflação, elevação da taxa de esgoto de 80% para 100% e a Zona Rural dispersa não terá nenhuma garantia de realizar as obras de saneamento, pois ficará a cargo da Agência Reguladora, que não tem condições nem de fiscalizar, imagina de promover saneamento básico.
O Sindicato dos Urbanitários buscou a justiça para barrar a realização da audiência pública, solicitando mais prazo para poder avaliar o material de 8.786 páginas, realizado pela empresa Alvares & Marsal, mas infelizmente a justiça não atendeu o pedido do Sindicato.
A Secretaria de Administração está com uma consulta pública aberta até o dia 26/04/2024 e antes que esta etapa seja concluída o Governo do Piauí atropela todo o bom senso de um debate de tamanha relevância para a sociedade do Piauí. Os piauienses não concordam com o aumento da sua conta de água e esgoto sanitário, assim como ocorreu com a privatização na capital, através da Empresa Águas de Teresina.

Clique no link abaixo e leia o boletim do SINTEPI.

BOLETIM AGESPISA 05 – 10.04.24