Artigo: Lucas Tonaco*
_______________________

Ao longo da história, a África do Sul vivenciou vários conflitos relacionados à água em diferentes regiões do país. Um exemplo notável é a disputa pela água no rio Orange, que atravessa várias províncias e é um importante recurso hídrico para agricultura e abastecimento de água. Conflitos e disputas ocorreram entre diferentes grupos étnicos e comunidades que dependiam desse rio para suas necessidades hídricas. Outro conflito relevante é o acesso desigual à água entre áreas urbanas e rurais, com disparidades socioeconômicas e étnicas desempenhando um papel importante nessa questão.

O sistema de leis, instituições e políticas desempenha um papel fundamental na abordagem dos conflitos relacionados à água na África do Sul. A Lei Nacional de Água (National Water Act) de 1998 estabelece o arcabouço legal para a gestão dos recursos hídricos no país. Além disso, o Departamento de Assuntos Hídricos e Saneamento é a principal instituição responsável pela implementação das políticas de gestão da água. No entanto, persistem desafios em termos de implementação efetiva, monitoramento e fiscalização das regulamentações.Em relação aos conflitos étnicos, antropológicos e sociológicos, a África do Sul é um país diversificado com uma história marcada por tensões raciais e desigualdades socioeconômicas. Esses fatores desempenham um papel importante nos conflitos relacionados à água, especialmente no que diz respeito ao acesso equitativo e justo aos recursos hídricos. Os conflitos e disputas pela água podem refletir e amplificar essas tensões existentes na sociedade sul-africana.No contexto geopolítico, a África do Sul compartilha bacias hidrográficas transfronteiriças com países vizinhos, como Lesoto, Namíbia e Suazilândia.

A gestão dessas bacias requer cooperação e negociação entre os países para garantir o uso sustentável e equitativo dos recursos hídricos compartilhados.Ao citar estudos acadêmicos, é recomendável consultar pesquisadores e instituições reconhecidas na área de recursos hídricos e conflitos na África do Sul. Alguns exemplos de estudos relevantes incluem “Water Conflicts in South Africa: A Case Study of the Orange River Basin” de Swatuk e Turton, e “Water Scarcity and Governance in South Africa” ​​de Meissner et al. Esses estudos abordam os conflitos e desafios específicos enfrentados pela África do Sul em relação à água, fornecendo insights valiosos sobre políticas, instituições e dinâmicas sociais envolvidas. Além disso, relatórios de organizações como o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR), o Departamento de Assuntos Hídricos e Saneamento, e o Instituto Sul-Africano de Assuntos Internacionais (SAIIA) podem fornecer dados e análises atualizadas sobre a segurança hídrica e os desafios enfrentados no país.

Lucas Tonaco – secretário de Comunicação da FNU, dirigente do Sindágua-MG, acadêmico em Antropologia Social e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 


Confira todos os artigos sobre o  tema “Água, Estado e Inteligência” em vários países:
A questão da água: inteligência, instituições, hidrografia e conflitos