Seminário vai tratar sobre a importância da água e os riscos da privatização dos serviços de saneamento

A temática da água vai movimentar o Seminário de Saneamento e Meio Ambiente promovido pelo Sindaema e Instituto Ondas, com apoio do SindiPúblicos. Com o tema “Água em Disputa: Rede de Saberes em Defesa do Meio Ambiente”, o evento acontecerá em Vitória/ES, no auditório do IC 2, no Centro de Ciências Humanos e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), localizado no campus Goiabeiras, nos dias 13 e 14 de março. E vai reunir importantes nomes que atuam em defesa da água como bem público.

O ativista boliviano Oscar Oliveira, referência na luta contra a privatização dos serviços de saneamento na América Latina, é um dos palestrantes do Seminário, que conta ainda com nomes como do comunicador e socioambientalista Thiago Ávila; do integrante do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM), Winnie Overbeek; e da militante da Coordenação Nacional do MAB, Dalila Calisto.

 

“O nosso objetivo com este seminário é ampliar o debate sobre a água como um bem público e um direito humano. Estamos trazendo referências nacionais e internacionais sobre o assunto para discutirmos sobre o futuro da água e do meio ambiente. Serão dois dias de muita troca de informação e conhecimento para seguirmos firmes na luta contra a mercantilização da água”, destaca a diretora do Sindaema, Wanusa Santos.

 

O seminário vai atender a profissionais do saneamento, estudantes, jornalistas, sindicalistas, ambientalistas, movimentos sociais e lideranças políticas.

 

Confira a programação:

 

Dia 13 de Março

Mesa de Abertura: Representantes de Instituições e Lideranças Públicas | 18h30

Painel Principal: A resistência popular em defesa da água | 19h30 | Com Thiago Ávila (mediador), comunicador e ativista socioambientalista; e Oscar Oliveira, liderança sindical da Bolívia e referência na luta contra a privatização.

 

Coquetel: 21h

 

Dia 14 de Março

Mesa 1: Mercantilização da água: da flexibilização da política de meio ambiente à privatização do saneamento | 9h00 | Com Eduardo de Sá Barreto, professor da UFF e autor de “O capital na Estufa: para a crítica da economia das mudanças climáticas”; e Suyá Quintslr, professora da UFRJ.

 

Painel Especial: Água e Gênero: Saneamento e saúde | 11h00 | Com Dalila Calisto, pedagoga e militante da Coordenação Nacional do MAB.

 

Mesa 2: Lutas populares e saberes em rede: A organização do conhecimento contra a mercantilização da água e a criação do Observatório Capixaba da Água e do Meio Ambiente | 14h00 | Com Merci Fardin, membro do GT Água e Assessor do Sindaema; Edson Aparecido, diretor do Instituto Ondas; e Winnie Overbeek, integrante do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM)

Sessão Cinema: Apresentação do documentário Duas Bocas | 16h30

Café de Despedida: 17h30

Serviço: Água em Disputa: Rede de Saberes em Defesa do Meio Ambiente

Data: Dias 13 e 14 de março de 2024

Local: Auditório do IC 2, no CCHN / UFES, campus Goiabeiras, Vitória/ES.

Fonte: Ascom Sindaema