Nesta segunda-feira (30/6), o Coletivo Nacional de Saneamento (CNS) realizou reunião virtual com a participação de aproximadamente 20 dirigentes sindicais de entidades de todo o Brasil. A reunião foi conduzida por Fábio Giori, secretário nacional de saneamento da FNU e um dos coordenadores do CNS, e teve como principal objetivo apresentar o relatório do planejamento estratégico do coletivo.
O relatório detalhado sobre o planejamento estratégico do CNS visa intensificar a luta pela valorização dos trabalhadores do saneamento e pela preservação dos serviços públicos essenciais. Giori destacou que o planejamento precisa ser frequentemente revisado e atualizado para garantir que as ações do CNS estejam alinhadas com as necessidades da categoria e com as lutas da atualidade, em especial, no contexto de privatizações que afetam o setor.
Casa do Saneamento na COP30
Outro ponto de destaque da reunião foi discutir a participação no CNS na Casa do Saneamento, evento promovido pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que ocorrerá em Belém (PA) antes da COP30, de 29 de setembro a 3 de outubro. A Casa do Saneamento será um espaço dedicado ao debate sobre o futuro do saneamento no Brasil e no mundo, com foco nas mudanças climáticas e na sustentabilidade do setor.
O CNS e o ONDAS (Observatório Nacional de Defesa do Saneamento) estão se preparando para participar ativamente do evento, com propostas relevantes para a discussão, como o saneamento rural e a luta contra a privatização do saneamento, que segue como uma das principais preocupações do movimento sindical do setor.
Debate sobre a sindicalização e os desafios atuais do saneamento
Além da discussão sobre o planejamento estratégico e a preparação para a COP30, a reunião do CNS também teve informes e trocas de experiências entre os dirigentes participantes sobre pontos como a sindicalização de trabalhadores terceirizados e as negociação de acordos coletivos com empresas privadas.
Fábio Giori enfatizou que as reuniões do CNS são fundamentais para essa troca entre os dirigentes sindicais e para o estabelecimento de estratégias comuns de atuação. Ele ressaltou a importância da união da categoria, especialmente no atual momento em que o setor de saneamento está sendo fortemente impactado pela privatização, o que prejudica tanto a população brasileira quanto os trabalhadores do setor.
O CNS segue com sua missão de fortalecer a defesa do saneamento público e universal, priorizando os direitos dos trabalhadores e da população brasileira, especialmente nos municípios onde os serviços essenciais de saneamento estão sendo ameaçados pela lógica mercantil.
O que é a Casa do Saneamento
A Casa do Saneamento é uma ação organizada pela FUNASA, em parceria com entidades como a ASSEMAE, AESBE, MCID e MMA, com o objetivo de promover debates e apresentar soluções para os desafios do saneamento no Brasil. Durante a semana de 29 de setembro a 3 de outubro, serão realizados diversos seminários e mesas-redondas, com o intuito de mobilizar os gestores públicos e a sociedade civil em torno da importância da água, esgoto e gestão sustentável dos recursos hídricos. O CNS estará representado e participará de forma ativa.