Os sindicatos de trabalhadores representativos da base da Eletrobras Holding e de Furnas base Rio comunicam a sociedade do Estado do Rio de Janeiro que a categoria estará em greve por 72 horas a partir da zero hora do dia 09 de agosto. A paralisação seguirá todos os trâmites exigidos por lei, mantendo desta forma todos os serviços e atendimentos essenciais à população.
A greve dos trabalhadores da Holding Eletrobras e Furnas é fruto da falta de diálogo e desrespeito da direção da empresa em relação aos direitos da categoria conquistados em anos de lutas. Hoje, diversas cláusulas do acordo coletivo de trabalho assinado e homologado junto ao Tribunal Superior do Trabalho vêm sendo descumpridos pela direção da Eletrobras. Outra questão que afeta os trabalhadores e suas famílias é o assédio moral constantemente praticado pela direção da empresa, afetando a saúde dos empregados, que constantemente sofrem ameaças de demissão, inclusive dirigentes sindicais eleitos pela categoria para defender os direitos dos trabalhadores.
Hoje, o Sistema Elétrico do país está em risco, pois o plano de demissão voluntária – PDV tem dispensado trabalhadores com anos de empresas e grande conhecimento técnico. Esse risco de colapso é real e abre um espaço para um novo apagão nas cidades, como o ocorrido nos anos 90, durante o governo de FHC.
A privatização a Eletrobras foi um grande crime contra o Brasil, com diversas irregularidades constatadas pelos órgãos de fiscalização. Por isso, vem sendo alvo de contestação judicial do governo Lula, que assumiu o compromisso de retomar o controle de uma empresa estratégica para o Povo brasileiro, garantindo preços acessíveis às tarifas de energia, bem como dando as condições para o crescimento do país com novos investimentos.
Os sindicatos representativos da base Rio da Eletrobras e de Furnas reafirmam o respeito ao direito à população de ter acesso a uma energia barata. Para isso estará na luta realizando uma greve a favor do Brasil, em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra a transformação da energia uma mercadoria sobre controle dos grandes grupos de especuladores, que só visam o lucro.

Fonte: Ascom Sintergia-RJ