Os professores dos sistemas estadual e municipais de ensino de Sergipe participantes do XVIII Congresso Estadual do SINTESE aprovaram uma Moção de Repúdio ao projeto político do governador Fabio Mitidieri de privatização dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). O Congresso foi realizado de 09 a 11 de novembro, no Iate Clube de Aracaju, e o documento dos professores e professoras de Sergipe já foi encaminhado ao governador para conhecimento.

A Moção destaca que “a privatização de serviços essenciais de distribuição de água e saneamento básico, historicamente, sempre implicou em fracasso nos mais diversos países que optaram por privatizar o acesso a um bem público como a água”. Além disso, entende que “privatização da DESO excluirá as comunidades mais pobres e as áreas rurais do acesso à água”, já que “empresa privada que visa lucro não vai investir em saneamento básico e muito menos efetuar a distribuição de água em pequenos municípios, comunidades de difícil acesso e regiões pobres aonde os usuários pagam atualmente a tarifa social”.

De acordo com o professor Roberto Silva, presidente do SINTESE e também da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT-SE), a categoria do Magistério Estadual compreende a importância de se manter a DESO pública e a serviço da população sergipana. Por isso a Moção foi aprovada por unanimidade.

“A categoria repudia a privatização da DESO, uma empresa estatal sólida, superavitária, que abastece 93,9% dos domicílios com água canalizada, nas sedes municipais. A DESO como empresa pública possui o dever de assegurar aos sergipanos o acesso universal a água e ao saneamento básico”, afirmou o sindicalista e professor.

Confira aqui a Moção de Repúdio.

Fonte: Ascom SINDISAN