Diretores do Sindieletro se reuniram na segunda-feira (23) com o pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil, para levar as propostas da categoria eletricitária e cobrar a posição do candidato sobre a preservação das empresas públicas.

Com a aproximação das eleições, o Sindicato dialoga com diversos pré-candidatos buscando identificar possíveis candidaturas que se comprometam com os temas que são importantes para a categoria eletricitária. Pré-candidaturas para deputados, senadores e para governador têm sido procuradas para se posicionar sobre a preservação da Cemig e sobre a defesa das empresas públicas.

Do Sindieletro, participaram da reunião o coordenador-geral, Emerson Andrada, o secretário-geral, Jefferson Silva, o coordenador da Regional Metropolitana, Alex Lopes Martins da Costa, e o diretor administrativo, Guilherme Alves Fernandes. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, e o ex-prefeito de Uberaba e ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto.

Kalil manifesta-se contra a privatização da Cemig

O Sindieletro, através do seu coordenador-geral, Emerson Andrada, apontou os problemas dos eletricitários no universo Cemig em três temas principais. O primeiro deles foi o projeto de tentativa de privatização pelo governo de Romeu Zema. Nesse contexto, foi explicado que o sucateamento da empresa promovido pela equipe nomeada por Zema na Cemig faz parte do projeto de privatização (desmontar para, depois, justificar o discurso de que precisa vender).

A segunda pauta envolveu o debate sobre a relação estrutural e as relações e condições de trabalho na empresa. A CPI da Cemig foi o terceiro tema: uma CPI que revelou irregularidades cometidas pela gestão Zema na Cemig, com prejuízos para o caixa e para a imagem da empresa.

O candidato Kalil, destacando a necessidade de dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras de Minas, agradeceu a presença do Sindieletro e solicitou que nosso sindicato auxilie na interlocução para facilitar o diálogo com outros sindicatos e movimentos sociais.

Kalil afirmou com todas as letras que, caso seja eleito governador, não vai privatizar a Cemig. Se comprometeu, ainda, em um eventual governo, a manter um permanente diálogo com a organização dos eletricitários em Minas Gerais, entendendo que não é possível tratar de questões relativas à Cemig sem ouvir a categoria eletricitária através de seu sindicato.

Fonte: Ascom Sindieletro-MG