A Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional da Câmara do Deputados foi lançada nesta quarta-feira (29), em Brasília. Presidida pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), a Frente tem o objetivo de mobilizar parlamentares, movimentos sociais, universidades, dentre outros espaços coletivos, no debate sobre a soberania nacional, a fim de contribuir para a construção de um País realmente soberano e independente.

“Estado soberano é aquele cujo povo valoriza sua identidade, conhece sua história, cultiva sua memória e, apropriando-se crítica e amorosamente do passado, compreende o presente para agir sobre ele, e projetar seu futuro”, afirmou o parlamentar mineiro.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu para que todas as entidades e movimentos sociais ocupem as ruas para defender o Brasil, o presidente Lula e o projeto que saiu vitorioso das urnas em 2022. “Nós não vamos aceitar que esse Congresso Nacional rasgue o programa vitorioso do Lula e mantenha o discurso derrotado”.

Os trabalhadores da Eletrobras estiveram presentes sendo representados pelo CNE, na oportunidade cobraram a reestatização da empresa, uma bandeira de luta em defesa da soberania energética do país.

Diversos parlamentares e representantes dos movimentos sociais, reitores de universidades, sindicatos, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras entidades participaram do evento.