No Brasil, o governo Lula está lutando para conseguir fazer valer os direitos da União, que tem 43% das ações

A EDF retornou oficialmente à propriedade do Estado francês após quase 18 anos no mercado acionário. De acordo com o jornal Valor Econômico, as ações da concessionária de eletricidade foram retiradas da Bolsa de Valores de Paris nesta primeira semana de junho, de acordo com a Autoridade Francesa de Mercados Financeiros.O presidente Emmanuel Macron pretende fazer da empresa o pilar principal de um plano de investimento maciço em novos reatores nucleares.

No entanto, na contramão de países capitalistas que estão revendo a participação do mercado privado em empresas  estratégicas, o Brasil segue perdendo seu controle sobre a Eletrobrás.

O governo Lula está lutando para conseguir fazer valer os direitos da União, que tem 43% das ações. A venda da estatal criou um  mecanismo que obriga a União a votar com apenas 10% das ações nas decisões da empresa.

O presidente Lula diz que nem sequer pôde trocar o representante do governo no conselho da Eletrobras, grupo que determina as diretrizes da empresa a serem executadas pela diretoria, por conta do modelo de privatização da companhia elétrica.

Fonte: MDSN