As Trabalhadoras e Trabalhadores da Cagepa aprovaram, por ampla maioria, o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho para 2023-2024. A última proposta apresentada pela Cagepa ao Sindiágua-PB, aconteceu no dia 1° de junho, em reunião na sede da empresa, onde chegou-se a proposta de reajuste de 100% do INPC, o que representa um acréscimo de 3,83% para os salários e as gratificações, e de 7% para o ticket alimentação.

Essa proposta foi apresentada, ainda no dia 1°, ao Conselho Sindical do Sindiágua-PB e do Sinterágua-PB, sendo apreciada e aprovada por unanimidade.

Logo em seguida, prezando pela prática democrática, o Sindiágua-PB realizou Assembleias Extraordinárias para apresentar a proposta de ACT 2023-2024 junto à base, em Marés, Mangabeira, Central, Diogo Velho, no dia 2 de junho; e no José Américo, no dia 5 de junho. Durante as Assembleias, o Sindiágua-PB contou com a participação de 233 cagepianas e cagepianos, 195 votaram a favor da proposta de ACT 2023-2024; 12 se abstiveram e 26 votaram contra.

Lembrando que a primeira proposta, apresentada pela Cagepa, foi de reajustar em 50% da inflação, que representava apenas 2,18% para o ticket alimentação e o salário. Após longas negociações, o Sindiágua-PB conseguiu avançar na proposta e colocou a mesma para a apreciação da categoria, que aprovou amplamente o reajuste de 3,83 para os salários e as gratificações e de 7% para o ticket alimentação.

Possivelmente, o reajuste do ticket alimentação já será implantado em folha para o dia 20 de junho,com efeito retrotivo ao dia 1° de maio, junto com a cesta junina; e as gratificações e salários serão implantados na próxima folha, também com efeito retroativo para o 1° de maio.

“Ficamos felizes em meio a uma conjuntura ainda adversa à classe trabalhadora ter avançado nas negociações e chegado a esta proposta depois de muitas reuniões”, disse o presidente do Sindiágua-PB, José Reno de Sousa.
O Sindiágua-PB já enviou a proposta, aprovada pelas trabalhadoras e trabalhadores, para a Cagepa e agora espera a homologação do ACT 2023-2024.

Fonte: Sindiágua-PB