O presidente da FNU, Pedro Blois, que também integra a diretoria da Contaguas – Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras de Água, Saneamento e Meio Ambiente das Américas – encaminhou ofício à diretoria da Federação dos Funcionários da OSE (empresa pública de saneamento do Uruguai) em apoio e solidariedade ao companheiro trabalhador da empresa, Renzo Siciliano, em razão das arbitrariedades que vem sofrendo por parte da empresa uruguaia.

Renzo tem, legitimamente, denunciado o sucateamento promovido pelo Governo Uruguaio e pela Direção da OSE, com a nítida intenção de criar condições para sua privatização,  por isso tem sofrido um processo de cerceamento da sua liberdade de expressão.

No ofício, Pedro Blois ressalta também que “a empresa abra um processo de diálogo democrático e transparente com FFOSE, no sentido de garantir o fortalecimento da OSE enquanto empresa pública e que garanta condições adequadas de trabalho aos seus funcionários”.

Leia a seguir o ofício na íntegra:

Rio de Janeiro, Brasil, 26 de abril de 2022.

À Direção da FFOSE – Federação dos Funcionários da OSE
Assunto: Manifestação de solidariedade ao companheiro Renzo Siciliano e denúncia contra arbitrariedades da direção da OSE – Obras Sanitárias del Estado.

Os trabalhadores urbanitários brasileiros, dos setores de saneamento básico, energia e meio ambiente, representados pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), entidade que representa cerca de 200 mil trabalhadores, vêm se juntar aos companheiros da FFOSE na denúncia contra as arbitrariedades cometidas contra Renzo Siciliano, funcionário da OSE que tem, legitimamente, denunciado o sucateamento promovido pelo Governo Uruguaio e pela Direção da OSE, com a nítida intenção de criar condições para sua privatização.

Renzo, na condição de trabalhador, tem tornado público as péssimas condições de trabalho impostas aos funcionários da OSE, a escassez de pessoal, falta de políticas de segurança e saúde no trabalho e a má gestão da empresa.

Manifestamos, ainda, total solidariedade ao companheiro, porque não podemos aceitar que a liberdade de expressão de um trabalhador seja cerceada e que ele seja ameaçado inclusive judicialmente.

Pedimos que todo o processo de perseguição ao Renzo Siciliano seja suspenso e que a empresa abra um processo de diálogo democrático e transparente com FFOSE, no sentido de garantir o fortalecimento da OSE enquanto empresa pública e que garanta condições adequadas de trabalho aos seus funcionários.

Saudações Urbanitárias.

Pedro Blois
Presidente da FNU