O presidente da FNU, Pedro Damásio, e o secretário de Formação, Francinaldo Flexa da Costa, participam do Enafor – Encontro Nacional da Formação da CUT, que debate as novas formas do mundo do trabalho.

Com mais de 100 participantes, o encontro teve início na segunda-feira (15/4) e prossegue até sexta-feira (19/4), na Colônia de Férias do Sinergia, na Praia Grande (SP).

O Enafor é uma iniciativa que congrega uma rede nacional de lideranças sindicais e entre os participantes estão membros da direção executiva da Central, secretários estaduais de formação e representantes dos ramos da CUT, assessores, educadores e coordenadores das escolas sindicais.

O objetivo é organizar o Plano Nacional de Formação para o mandato 2023/2027 da CUT, construído a partir dos planos regionais e estaduais, e de acordo com os eixos e diretrizes aprovados no 14º Congresso Nacional da CUT (Concut).

Pedro Damásio destaca que, “na conjuntura atual que o Brasil vive de reconstrução, o debate de formação política dialoga diretamente para esse construção de um país melhor, o que passa também pelo fortalecimento do movimento sindical”. Ele lembra ainda que para termos sindicatos mais fortes, com trabalhadores conscientes, é preciso investir em educação sindical. Esta é a grande importância do Enafor”, afirma.

Para Francinaldo Flexa, “a formação de base, assim como a formação de dirigentes e de quadros, é fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras vencerem os desafios que assolam o mundo do trabalho”, ressalta Francinaldo Flexa.

“Nossa participação no Encontro Nacional de Formação da CUT objetiva alinharmos estratégias nacionais com as necessidades do ramo urbanitário, e também contribuirmos para a construção uma agenda sindical progressista. Estamos neste encontro tratando da organização e da educação para realizarmos a ação”, enfatiza o secretário de Formação da FNU.

A FNU, assim como a CUT, entende que a formação sindical é estratégica para a consolidação da luta da classe trabalhadora, seja em função dos novos espaços para a atuação dos dirigentes sindicais, seja pela necessidade de construir coletivamente um conhecimento a partir da visão de mundo dos trabalhadores.

Durante a mesa de abertura do Enafor, a secretária Nacional de Formação da CUT, Rosane Bertotti, destacou a importância da diversidade e unidade do evento. “Temos uma diversidade muito grande, e ela é linda nesse sentido de ser diversa, de ampliar o processo da diversidade na formação sindical. Nós temos que construir a partir dos nossos espaços e locais, com unidade nacional.”

Para mais informações sobre o Enafor, acesse o portal da CUT: cut.org.br

#ENAFOR2024