Artigo: Lucas Tonaco*
_______________________

Em relação aos conflitos relacionados à água em Marrocos, uma questão importante é a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços. Marrocos enfrenta desafios na gestão de rios compartilhados com países vizinhos, como o rio Oum Er-Rbia e o rio Moulouya. Disputas podem surgir devido à distribuição desigual da água entre as partes envolvidas. Além disso, a questão da água também está relacionada a conflitos étnicos e antropológicos em algumas regiões do país. Uma população indígena berbere, por exemplo, muitas vezes vive em áreas rurais com acesso limitado à água potável e enfrenta desafios específicos devido a fatores socioeconômicos e culturais.

Em termos de sistema de leis, instituições e políticas, Marrocos possui uma estrutura governamental que busca abordar as questões relacionadas à água. O Ministério da Energia, Minas e Meio Ambiente é responsável pela gestão dos recursos hídricos e pela implementação das políticas relacionadas.

O país também no aspecto militar, é importante destacar que Marrocos tem uma preocupação estratégica com a segurança hídrica devido à sua dependência dos recursos hídricos para o abastecimento da população e para a agricultura, que é uma importante atividade econômica do país. A segurança da infraestrutura hídrica pode ser uma preocupação em termos de proteção contra possíveis ameaças internas ou externas.

No contexto geopolítico, a gestão dos recursos hídricos também pode estar relacionada a relações com países vizinhos e à cooperação regional. Marrocos busca estabelecer acordos e parcerias para compartilhar informações e promover uma gestão sustentável dos recursos hídricos, especialmente em relação aos rios transfronteiriços.Embora não haja estudos acadêmicos específicos mencionados, é importante consultar relatório e dados oficiais para fornecer informações precisas e atualizadas em seu livro. Organizações como a Agência de Bacias Hidrográficas, a Direção Geral de Água e a Agência de Desenvolvimento do Vale de Souss-Massa podem fornecer relatórios e dados relevantes sobre a gestão da água em Marrocos.

Lucas Tonaco – secretário de Comunicação da FNU, dirigente do Sindágua-MG, acadêmico em Antropologia Social e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 


Confira todos os artigos sobre o  tema “Água, Estado e Inteligência” em vários países:
A questão da água: inteligência, instituições, hidrografia e conflitos