Na segunda-feira, Sindiágua/RS realizou uma reunião com o superintendente Regional do Trabalho, Claudir Nespolo, para abordar uma série de demandas trazidas pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor. As pautas discutidas ganham força e visam a manutenção e o fortalecimento do diálogo entre as partes, a fim de garantir melhores condições de trabalho para todos os envolvidos.

Dentre os temas abordados, destacam-se a questão da insalubridade, políticas de apoio aos trabalhadores terceirizados, combate ao assédio moral por parte das lideranças, ajustes nas escalas de trabalho, e a garantia de segurança nos locais de trabalho. Tais demandas refletem as preocupações legítimas dos trabalhadores e trabalhadoras, que buscam condições mais justas e seguras.

Na última reunião realizada em fevereiro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) manifestou interesse em mediar o diálogo entre o Sindiágua/RS e a Aegea. No entanto, para avançar nesse processo, foi solicitado à empresa que forneça ao sindicato os laudos de insalubridade e esclarecimentos sobre as questões em pauta.

O superintendente, Claudir Nespolo, enfatizou a importância da presença dos diretores da empresa na próxima reunião de mediação, com o objetivo de agilizar a organização dessas demandas e promover soluções efetivas. Caso não haja concordância, o órgão atuante poderá intervir por meio de ação fiscal.

Vinicius Giordani, secretário-geral do Sindiágua/RS, reforçou a necessidade dessa intervenção por parte do MTE, afirmando: “É crucial proteger os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, os debates continuam até que todas essas questões sejam resolvidas sem dificuldades os funcionários “.

Além do Sindiágua/RS, estiveram presentes na reunião, o Sindicato dos Engenheiros (SENGE) e assessoria jurídica.

Fonte: Ascom Sindiágua-RS