Os trabalhadores compareceram conscientes e responsavelmente nas assembleias realizadas pelo SINDÁGUA em todo o Estado e rejeitaram a proposta da Copasa para alteração do modelo de cálculo da Participação nos Lucros (PL) da empresa.

A rejeição presencial aconteceu de forma unânime na totalidade das assembleias, em votação por aclamação, além do mesmo posicionamento pela assembleia online, onde a proposta foi rejeitada por 88,52% dos votos registrados com aceitação de apenas 10,69% e 0,78% de abstenções.

Além de rejeitar a proposição da empresa, a categoria sugeriu a dilação do prazo para deliberação sobre o modelo de PL até o final de janeiro, em ofício já encaminhado pelo SINDÁGUA à direção da empresa.

Caso não aconteça uma mudança aceitável no modelo, o pagamento do direito aos trabalhadores deverá obedecer a cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 que preserva a PL Linear sobre o exercício de 2023.

O SINDÁGUA aguardará posicionamento da empresa para agendar reuniões o mais breve possível, caso tenha a expectativa de compatibilizar o interesse dos trabalhadores com um novo modelo que não prejudique o direito hoje estabelecido, principalmente para trabalhadores operacionais e nível médio, que têm na PL uma contraposição financeira para dar suporte familiar diante de salários bem abaixo de mercado praticados pela Copasa.

Na eventualidade das discussões, o SINDÁGUA informará passo a passo a evolução de discussão de novo modelo, para que uma decisão em assembleia permaneça sendo tomada com a plena consciência e responsabilidade de todos os trabalhadores.

Fonte: Ascom Sindágua-MG