A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), diante da Nota Técnica emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), em 19 de dezembro último, reforça profunda preocupação com a situação alarmante em Maceió – Alagoas, em risco de colapso de uma mina de sal-gema da empresa Braskem; manifesta solidariedade à população afetada; e enfatiza a importância das instituições públicas priorizarem a atuação no sentido de assegurar segurança, assistência e reparação aos moradores afetados, assim como a responsabilização da empresa e dos órgãos públicos envolvidos nesse crime ambiental.

A Nota Técnica da ANPEGE e da AGB destaca “que não se trata de mero acidente, de uma fatalidade que não poderia ser evitada. Trata-se de um processo sistemático de omissões no tocante a análise de risco e gestão de impacto da atividade minerária. Tudo isso tendo em vista que o impacto socioambiental vem sendo pesquisado e denunciado desde os anos de 1980”.

O documento ressalta que “as causas do afundamento verificadas neste mês de dezembro, como já indicado, decorrem da mineração do solo para extração de sal-gema sendo de reponsabilidade da Empresa Braskem, que tendo explorado mais de 35 minas promoveram a fusão dessas cavidades no interior das estruturas geológicas. Algumas delas atingiram em torno de 100m de largura. A presença desses vazios subterrâneos é a razão do desencadeamento do processo de subsidência que hoje, de forma agravada, assola as populações residentes dos bairros afetados”.

As evidências científicas, agora especificadas na Nota Técnica, reforçam o real crime ambiental cometido, provocados por quatro décadas de exploração de sal-gema em Maceió (AL), e as graves consequências ambientais e sociais causadas pelas atividades predatórias da Braskem na região.

Assim, condenamos a exploração irresponsável dos recursos naturais em busca de lucro, decorrente de modelo predatório de extração mineral no Brasil, e enfatizamos a urgência para que haja rigor efetivo nos processos de licenciamento ambiental e de acompanhamento de atividades econômicas com elevado potencial de provocar grandes impactos ambientais e a participação ativa da população nas decisões que afetam diretamente suas vidas e o meio ambiente.

Nossa solidariedade aos moradores de Maceió e exigimos segurança, justiça e o fim das práticas irresponsáveis.

21 de dezembro de 2023.

Diretoria da FNU

Leia:
Nota da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)