O ato realizado nesta quinta-feira, dia 23/11, na porta do prédio do BNDES, no Rio de Janeiro, promovido pela FNU, CNU, sindicatos e a sociedade organizada, mostrou que a insatisfação é muito grande com os rumos tomado pela direção do Banco. A atitude de continuar apoiando com recursos e grandes investimentos os processos de privatização do setor de saneamento, em nada coaduna com as posições do presidente de Lula, que sempre se colocou contra a venda do patrimônio público, especialmente em áreas estratégicas para o país.

 

O presidente da FNU, Pedro Damásio, foi direto em seu discurso durante o ato. “Esse ato pacífico de hoje é para alertar o governo, em especial, o BNDES, que ele deve financiar as empresas públicas de saneamento e de energia. Não se pode pegar dinheiro público e entregar ao capital privado, que exclui milhares de pessoas destes serviços em busca do lucro, e até contraditório em um governo popular. O povo brasileiro merece água e energia de qualidade”, alertou.

Para o presidente da CNU, Paulo de Tarso, a herança do governo do inelegível ainda resiste dentro do BNDES. “É uma aberração constatar que a política privatista do governo anterior continua dando as cartas. É importante lembrar que um banco público não deve ser usado como agente para que acionistas privados fiquem a cada dia mais ricos. Não concordamos com isso, portanto, a CNU e demais entidades sindicais, estão aqui hoje para protestar contra essa política realizada em um governo popular”, disse ele.

Ao final do ato, uma comissão formada pela FNU, CNU, Fenatema, ONDAS e mais algumas direções sindicais foi recebida pela direção do BNDES para debater sobre o tema. Em breve haverá mais informações e os desdobramentos desse encontro.

Confira também:
Após ato em defesa do saneamento público, BNDES se reúne com dirigentes para receber demandas do setor

Álbum de fotos do Ato em Defesa do Saneamento Público, em frente ao BNDES (23/11/23), acesse:
https://drive.google.com/drive/folders/17pt8Gb-xoQ18v6pO7BAo_SjUEJ8fi0dT?usp=sharing

Pedro Damásio, presidente da FNU, durante o ato