Mais de 100 delegados e delegadas estão presentes na sede da FNU, no Centro do Rio de Janeiro, para abertura do Congresso da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU). Em sua fala inicial, o presidente da CNU, Paulo de Tarso, fez um chamamento para que ao final do encontro seja produzido um documento para ser entregue ao presidente Lula. “É muito importante que saia um manifesto objetivo, falando da importância da manutenção das empresas públicas de saneamento e energia, especificamente a Eletrobras. Nesse texto temos que elencar os motivos e cobrar uma posição de um governo, que mesmo em disputa, teve sempre o apoio dos trabalhadores dos nossos setores para eleger”, disse.

O presidente da FNU, Pedro Damásio, anfitrião do congresso da CNU, fez um resgate histórico da construção da federação, da importância da mobilização das nossas entidades, e convocou todos os presentes para participarem do ato amanhã no BNDES. “Nossa unidade tem que ser total nesse momento, pois o capital tem ainda poder dentro do BNDES, portanto, devemos ir para frente do Banco mobilizados e cobrar o fim do seu apoio ao processo de privatizações, especialmente nos setores de saneamento e energia”, afirmou.


Um dos grandes parceiros das lutas contra a privatização, o MAB esteve presente sendo representado por um dos seus coordenadores, Fernando Fernandes, em sua fala lembrou que o ramo urbanitário terá sempre o apoio da entidade em suas lutas. “Sempre estivemos juntos na batalha contra a privatização da energia e do saneamento, por entender, que estes serviços não são mercadorias, pertencem ao povo brasileiro”, alertou ele. Fernandes também compartilhou com os delegados do congresso alegria da reparação histórica que o governo Lula promoveu, ao reconhecer os direitos dos atingidos por barragens.


João Cayres, secretário regional da ISP, destacou que os urbanitários contribuíram muito para a construção da ISP, e destacou a importância da luta contra a privatização do setor público, dizendo que o é uma grande mentira dizer que o monopólio privado, é melhor que o privado.

Participaram da mesa os presidentes da FRUNE, Raimundo Lucena; FURCEN, João Maria; FRUSE, Esteliano Neto; Pedro Blois e Tiago Vergara, dirigentes que estão à frente da construção das de federações regionais dos urbanitários do Norte e do Sul, respectivamente. A representante do ramo urbanitário junto a CUT, Aline Marques (Stiuma), compôs a mesa.

Confira também:
Congresso da CNU reelege diretoria no aguardo da Carta Sindical que deve sair em breve

Álbum de fotos do 2º Congresso da CNU, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1CqpDP4TZ7qSISPiO8yC-ByQ8MlbmgIG4?usp=sharing