O Sindae esteve presente no XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB, que ocorreu entre os dias 21 a 25 de agosto, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os (as) representantes do Sindae, que compuseram a delegação da Bahia, foram Juliano Falcão, titular do CBH Paraguaçu, Ivan Aquino, Presidente do CBH Lago do Sobradinho, Suely Nelson, presidenta do CBH Salitre, e Orlando Pereira dos Santos, titular do CBH Recôncavo Norte e Inhambupe.

Durante os cinco dias do evento, várias atividades foram realizadas, começando pela cerimônia de abertura do Congresso, que contou com a participação da Governadora do Rio Grande do Norte, a Professora Fátima Bezerra, do PT, do Ministro da Integração Regional, Valdez Góes, de Parlamentares e Secretários de Governo de diversos Estados do Brasil, como o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, que representou o Governador Jerônimo Rodrigues, estiveram presentes ao ENCOB.

Na cerimônia de abertura foi assinada uma carta de compromisso do Governo Federal e Estado, em que se comprometem a garantir os investimentos necessários para viabilizar as políticas de recursos hídricos em cada Estado. O documento foi assinado pelo Ministro Valdez Góes, pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e pelos representantes de cada Estado que estiveram presentes no evento.

Foram mais de 2 mil pessoas participando do ENCOB, entre conselheiros (as) e expositores (as). No Encontro foram apresentados diversos trabalhos acadêmicos, a exemplo das Assistentes Sociais da Embasa Cibele Fontes  e Claudice Pires, que escreveram um trabalho sobre como diminuir as perdas no processo de distribuição de água.  O evento ainda contou com oficinas, palestras e muito debate sobre os principais temas diretamente ligados à gestão das águas.

Fonte: Ascom Sindae-BA