Membros da diretoria da FNU entregaram à direção central da ISP – Internacional de Serviços Públicos – plano de lutas para criação de organização inédita e manifestos contra as privatizações no Brasil, especialmente às relacionados a serviços essenciais como água e energia elétrica.

A entrega do documento foi feita nesta sexta-feira (13/10), em Genebra (Suíça), ao secretário-executivo das Américas da ISP, Jocelio Drummond, onde acontece o 31º Congresso Mundial  da ISP.

A FNU está representada no Congresso pelo seu presidente Pedro Damásio; vice-presidente, Nailor Gato; secretário administrativo e financeiro, Arilson Wunsch; secretário de relações internacionais, Pedro Blois; e secretário de comunicação, Lucas Tonaco.

No documento, a FNU e seus sindicatos filiados exemplificam, sobre a privatização da água no Brasil, os casos particulares da “doação” da Corsan (RS), Sabesp (SP), Copasa (MG) e demais companhias estatais brasileiras.

O 31º Congresso da ISP será aberto oficialmente na noite de 14 de outubro de 2023. No entanto, as reuniões dos Comitês Executivos Regionais (RECs), do Comitê das Mulheres (WOC) e do Conselho Executivo (EB), bem como reuniões setoriais e outras já estão acontecendo.