Não faltou esforço da bancada sindical, mas apesar da expectativa da categoria, a  negociação com a Coelba ainda segue  sem avanços significativos. Este foi o segundo encontro desde o início da campanha salarial. O objetivo do Sinergia é realizar uma campanha célere, mas não precipitada. Essa situação inclusive foi colocada em mesa e a Coelba se comprometeu em fazer os estudos para conseguir avançar em cláusulas consideradas fundamentais. “Temos o interesse em conseguir um acordo justo e a altura do esforço diário dos coelbanos, que mantém a empresa entre as mais lucrativas do país”, destacou o coordenador da campanha, Dailton Cerqueira.

Negociação – As bancadas se debruçaram nas últimas rodadas em  construir uma proposta que contemple os interesses de todas as partes. Como o processo de negociação envolve prioridades de ambos os lados, é necessário fechar algumas cláusulas em bloco, tendo ganhos em algumas e manutenção em outras. Dessa forma, apesar da demora em assegurar o fechamento, os dirigentes sindicais precisam avaliar cada proposta construída, obtendo o melhor para os trabalhadores.

Na segunda rodada, alguns ensaios foram realizados, inclusive com avanços pontuais em algumas cláusulas, após uma exaustiva investida do sindicato. O conjunto da proposta da Coelba, entretanto, não agradou a bancada sindical, que realizou uma contraproposta. As sugestões foram apreciadas pela empresa, que informou a necessidade de estudo de impacto e análise do corpo jurídico que em alguns pontos da contraproposta. Dessa forma, a atualização das cláusulas acordadas será realizada após a resposta da empresa na próxima reunião, prevista para ocorrer no início de outubro.

Mobilização da categoria – A campanha salarial é um processo em que o avanço nas negociações depende da mobilização da categoria. Assim, o Sinergia vai realizar a partir da próxima semana assembleias presenciais e virtuais para dialogar com os coelbanos, informando o andamento das negociações com a empresa e definindo coletivamente a melhor ação de luta para conquistar um grande acordo.  “Não há como fazer uma campanha vitoriosa sem a participação ativas dos trabalhadores. Nas próximas semanas, a participação de todos será fundamental para conseguirmos resultados em mesa”, convoca o diretor Gilberto Santana, que esteve na negociação acompanhado dos demais diretores Esdras Manona, Mário Bomfim, José Paixão, Paulo de Tarso, além do assessor político Nelson Cerqueira e o coordenador da campanha, Dailton Pedreira.

Próxima rodada – A negociação com a empresa está prevista para ocorrer no início de outubro, após a realização da negociação da pauta unificada com a Intersindical e Neoenergia, que será realizada nos dias 04, 05 e 06 de outubro, em Salvador. Um destes dias, será destinado, exclusivamente, para as discussões sobre a Fundação Néos. A previsão é que a próxima rodada com a Coelba seja então realizada na semana iniciada no dia 09.

“Este é um momento importante da campanha. Precisamos da presença dos trabalhadores nas atividades que serão convocadas pelo sindicato. A mobilização nessas atividades serão determinantes para que a Coelba e Neonergia avancem na pauta. Uma campanha forte se faz com a força de todos”,  finalizou o coordenador, Dailton Cerqueira.

Fonte: Ascom Sinergia-BA