A Diretoria do Sindicato, instruída pelos advogados, decidiu informar os trabalhadores da área operacional que trabalham em estações de tratamento na Sabesp, inclusive aqueles que tenham sido demitidos nos últimos dois anos, sobre a possibilidade de ingressar com ação na Justiça para garantir o cumprimento de direitos relacionados ao recebimento do adicional insalubridade e adicional de periculosidade.

O objetivo da ação é assegurar o reconhecimento da exposição e dos riscos de agentes insalubres e periculosos dos trabalhadores no desempenho de suas atividades laborativas e que os respectivos adicionais devidos sejam pagos como determina a Lei.

Muitos profissionais operacionais de estações de tratamento estão sendo expostos a eletricidade em baixa e altão tensão, o que obriga o pagamento do adicional de periculosidade, porém a Sabesp não reconhece a exposição e não efetua o pagamento desse direito.

Por outro lado, existem muitos trabalhadores expostos a agentes insalubres na execução das atividades e que não estão recebendo o devido adicional de insalubridade.

Para entrar com a Ação Judicial

Os trabalhadores da Sabesp da área operacional que trabalhem em estações de tratamento e que estejam expostos a agentes insalubres e periculosos interessados poderão entrar em contato com o Sintius, através do telefone 3226-3200, independentemente de ser sindicalizado ou não, a partir do dia 02/06 e marcar um horário para esclarecimentos com os advogados e autorizar o ingresso da ação, conforme cada caso.

Fonte: Ascom Sintius