Na última terça, 19/09, foi realizada reunião entre STIU-MA e CAEMA. A reunião foi solicitada pela empresa, para que fosse informado ao sindicato os passos efetuados pela sua gestão com vistas, a sua melhoria.

O presidente da CAEMA informou:

1 – Que houve a recuperação dos recursos do PAC I e PAC II que estavam prestes a serem devolvidos por falta de interesse de gestões anteriores na aplicação dos mesmos. Se fosse devolvido, a Caema ficava impossibilitada de pegar recursos do PAC III lançado recentemente.

2 – Que, com a retomada dos recursos do PAC, algumas cidades serão priorizadas, além do Projeto do Governo do Estado, que visa universalizar os serviços em torno dos 30 maiores municípios.

3 – Que foi feita a renegociação dos débitos com PIS, COFINS e INSS que chegam à cifra aproximada de 1 bilhão, tendo a participação do Governo do Estado, que assume parte da dívida, tendo a CAEMA que arcar com as parcelas vincendas e, não deixando mais atrasar, sob pena de romper o acordo de parcelamento.

4 – Que a gestão está buscando a hidrometração, recadastramento e reposição inflacionária sobre a tarifa, que há muito está defasada.

5 – Que há mudanças em curso nas regionais e automação do sistema operacional da empresa.

O sindicato se posicionou sobre esses pontos, principalmente, sobre a renegociação da dívida histórica com o INSS, sobre a gestão e algumas demandas represadas pela empresa.

Com relação à dívida, lembramos que esta acumulou devido a CAEMA só repassar o que era descontado pelos trabalhadores e trabalhadoras, deixando de repassar a parte do empregador. E que o Estado só assumiu parte dessa dívida, porque a empresa faz parte do balanço do Estado por dependência, assim, quando o balanço da Caema é incorporado, o Estado fica como inadimplente, o que o impossibilita inclusive de pegar empréstimo. Ou, seja, o Estado não tá ajudando a CAEMA porque é bonzinho. Na realidade, está querendo tirar um peso de seu balanço, que o coloca como inadimplente para acessar recursos.

Foi discutido, também, as demandas dos trabalhadores, que já são históricas. Saiba mais detalhes nas Assembleias que serão realizadas nas regionais e em São Luís, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, conforme agenda já divulgada.

Fonte: Ascom Stiuma