Na manhã da segunda-feira (18), a Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) promoveu assembleia informativa com os companheiros da Cteep, em Cubatão, para discutir os rumos da campanha salarial deste ano. A categoria aprovou que o Sindicato siga negociando com a empresa para buscar os melhores termos para o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O principal ponto de preocupação da categoria é com a política de emprego. Embora o atual ACT tenha validade de dois anos, a cláusula referente ao item acima tinha validade até o dia 31 de maio.

Esse item estabelecia que a Cteep não poderia demitir ninguém sem justa causa há menos de um ano da aposentadoria e estabelecia que a rotatividade de pessoal por iniciativa da empresa não poderia ser superior a 35 empregados.

A cláusula previa, ainda, que eventuais ajustes no efetivo de pessoal decorrentes de reestruturação organizacional e/ou mudança de processo e implantação tecnológica deveriam ser negociados com o Sintius.

Os trabalhadores também cobram da empresa a melhoria dos índices econômicos. A companhia ofereceu um reajuste salarial de 3,94% nos salários e nos demais benefícios, com exceção do VA e VR, que teriam o aumento de 4,3%.

O Sintius estará reunido nos próximos dias com as demais entidades que representam os trabalhadores da Cteep para alinhar as ações e insistir junto à direção da empresa no pedido de reabertura das negociações, com o objetivo de conseguir avanços no ACT que estejam à altura dos anseios dos companheiros.

Fonte: Ascom Sintius