O Deputado Federal Alencar Santana Braga (PT-SP), vice-líder do governo na Câmara e coordenador da Frente Parlamentar Mista Pela Reestatização da Eletrobrás, encaminhou pedido de agenda com a ANEEL e Requerimento de Informação da Câmara ao Ministério de Minas e Energia sobre processo de reestruturação administrativa da Eletrobrás.

A nova estrutura visa “virar a chave” da Eletrobrás estatal para a Eletrobrás privada, buscando diminuir redundâncias, reestruturar processos e ganhar sinergia. No entanto, muitos destes processos estão ligados diretamente ao coração do negócio, às atividades fim da Eletrobrás: operação e engenharia de geração, transmissão e transformação de energia.

O processo de implantação da reestruturação da Eletrobrás passou por diversos atrasos de cronograma desde o mês de junho. A direção da empresa admitiu que tentou “minimizar riscos de continuidade do negócio” o que justificou os atrasos. Para o processo de reestruturação seguir, a Eletrobrás depende de anuência da ANEEL e tem feito muita pressão nos superintendentes da Agência para que essa anuência saia até o final desta semana.

Ocorre que, devido ao cronograma apertado e por outros aspectos legais, se esta anuência não sair até o dia 15/09, a Eletrobrás só conseguirá executar sua reestruturação administrativa no primeiro trimestre de 2024. A Eletrobrás parece não medir esforços para que a anuência seja concedida no prazo que eles precisam, a despeito de qualquer imperfeição de um assunto de tamanha sensibilidade e complexidade.

Considerando todos os riscos apontados no processo de reestruturação para continuidade do negócio no contexto de recente episódio no Brasil, o Deputado Alencar Santana solicitou informações às autoridades responsáveis para que episódios como o apagão de 15 de agosto não voltem a se repetir.

Por Brasil 247 – Publicado em 14 de setembro de 2023.