Os diretores do Sinergia-MS de Campo Grande e do interior do Estado finalizaram, nesta quarta-feira (dia 13), a oficina de planejamento da Campanha Salarial da Energisa 2023/2024. Os trabalhos e os debates foram conduzidos pelo educador popular, Emílio Gennari.

“A oficina foi bastante produtiva, tiramos várias ações que vamos fazer durante a campanha salarial e esperando, na verdade, que a categoria venha junto com o sindicato, porque a entidade não faz nada sozinha. Vamos levar para base tudo aquilo que foi discutido aqui, de melhoria, de nenhum direito a menos, de buscar o ganho real, que é o nosso principal objetivo”, destacou o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira.

Ao todo, foram dois dias de oficina, que contou com as análises sobre a conjuntura econômica  nacional e os dados financeiros da Energisa, a estratégia de apresentação da campanha salarial deste ano, os anseios,  as expectativas e os temores da categoria, os  principais objetivos da pauta de reivindicações além da disposição de mobilização dos eletricitários e das eletricitárias.

Neste segundo dia, foram definidas as bandeiras e o mote da Campanha Salarial 2023/2024 da Energisa/MS, bem como o cronograma para o lançamento oficial da campanha e da assembleia para definição da pauta de reivindicações.

Participando pela terceira vez de uma oficina de planejamento de campanha, a diretora do sindicato, Elinei da Silva Campos, comentou a importância da troca de experiências entre os dirigentes sindicais.

“É um momento muito interessante, apesar de conviver diariamente com todos, a gente identifica que a cada dia é um novo aprendizado. Ainda mais agora, que faço parte da mesa de negociação, são muitas experiências que eu estou adquirindo com os demais dirigentes, como conhecimento, postura e conduta. Então, nesses encontros, tudo aquilo que você pensa, ele se amplia de uma forma bem melhor. É muito aprendizado num todo”, comentou Elinei.

O eletricista Cleomar de Arruda Alves Pereira é diretor de base da região de Corumbá. Ele já participou de quatro oficinas de planejamento e ressaltou a melhora, a cada ano, em prol da categoria. “O modelo da oficina deste ano está diferente, com novidades, com pessoas experientes na mesa de negociação passando seu conhecimento. Além disso, estamos mais interagidos, mais cientes de como vamos fazer essa luta. Com certeza, vamos fazer uma campanha muito boa este ano”, disse.

Neste último dia de oficina, também houve uma palestra comportamental com o consultor Nelson Lopes e, ainda, a participação especial, para troca de experiências, de dirigentes sindicais do Sinergia de Presidente Prudente e do Sinergia de Campinas.

Fonte: Ascom Sinergia-MS