Ao final do evento foi construída carta que será entregue ao Governador

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí promoveu, nesta terça-feira (12), o Seminário em Defesa da Água e da AGESPISA Pública. Durante o evento foram debatidos temas como a importância da universalização do saneamento e apontou caminhos para a viabilidade da AGESPISA enquanto empresa pública.

O seminário teve a participação dos assessores jurídicos da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Público (AESBE), os advogados Francesca Raglione Mariutti e Wladimir Antônio Ribeiro, que fizeram um levantamento da situação das empresas estatais pelo Brasil após as alterações na lei 11.445/2007 Marco Regulatório do Saneamento e colocaram as alternativas jurídicas para a viabilidade da AGESPISA enquanto empresa pública, demonstrando, que do ponto de vista legal, a empresa tem sim condições de continuar seu trabalho em saneamento, e que, inclusive, com uma gestão eficiente e comprometida com os reais interesses da população, já conseguiu alcançar lugar de destaque no cenário nacional.

O engenheiro e consultor da AESBE, Sergio Antônio Gonçalves, falou sobre a importância da empresas estatais para a promoção do saneamento público no Brasil e para a universalização do serviço. Quem também deu importante contribuição com a palestra “Análise de Conjuntura sobre o Saneamento Público” foi o assessor de saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, Edson Aparecido, que destacou o perfil do povo piauiense e a importância da atuação do Estado na promoção do saneamento no Piauí.

Os técnicos da AGESPISA Fernando Alencar, Paulo Roberto e Flávio Jorge também foram convidados para discutir sobre a viabilidade técnica, econômica e administrativa da empresa. Eles traçaram um raio x da companhia, detalhando a situação da AGESPISA como um todo, demonstrando a total capacidade de revitalização da empresa e a real possibilidade dela continuar existindo como empresa pública.

Ao final do evento foi construída uma carta demonstrando a viabilidade e a importância da AGESPISA pública e apontando caminhos factíveis para sua revitalização e promoção da universalização do saneamento básico no Piauí, carta esta que será entregue ao Governador do Estado, ao presidente Lula e aberta ao povo piauiense, que será o maior penalizado caso a AGESPISA seja liquidada.

Também estiveram presentes no evento, além de diretores e delegados sindicais de todo o Estado, representante da FRUNE, Barbosinha; o presidente da CUT-PI, Odaly Medeiros; o presidente do SENGE-PI, Florentino Filho e o presidente da AGESPISA, Zé Santana e representantes dos Urbanitários-MA.

Fonte: Ascom Sintepi