Em um grande evento político foi lançada hoje, dia 15 de agosto, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público. Estiveram presentes diversos deputados federais de vários estados e partidos, representantes do governo federal, além de lideranças sindicais, da Assemae, ONDAS, MAB, Conam,Aesbe e de outros movimentos sociais.

O presidente da FNU, Pedro Damásio, fez uma fala bastante dura em defesa das empresas públicas. “ Hoje, tivemos com o apagão um exemplo real do que representa a privatização. Essa situação se deu pela precarização e a demissão de quadros experientes na Eletrobras. No saneamento acontecerá a mesma coisa, caso não se detenha o processo privatista em curso. Por isso, somemos forças com a frente, lutando até as últimas consequências em defesa do saneamento público, dando nosso sangue se for preciso”, disse.

Paulo de Tarso, presidente da CNU, ressaltou que o governo Lula tem compromisso com os mais pobres e a defesa da água está nesse contexto. “ O presidente Lula deu o recado em sua posse, deixando claro que voltou a ser presidente para defender os mais necessitados, e a defesa do acesso à água faz parte desse processo. Portanto, temos que trabalhar com a frente para buscar apoio do governo para interferir e impedir a privatização das empresas de saneamento públicas”, declarou ele.

A Secretária Geral da FNU, Iara Nascimento, falou da importância da criação da Frente Parlamentar. “ No Coletivo Nacional do Saneamento sempre ressaltamos a importância de se construir a Frente, pois seria um espaço fundamental de articulação das lutas contra a privatização. Assim sendo, fico feliz em saber que fomos exitosos nessa grande mobilização que hoje se torna realidade”, disse.

O Deputado Federal do PT-BA, Joseildo Ramos, Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público, ressaltou que o momento é difícil, em função de um parlamento conservador, mas que a luta é necessária. “ Não temos que esconder que a conjuntura não é favorável, mas com luta e muita mobilização vamos fazer os enfrentamentos necessários em defesa do saneamento público e avançar. Não há dúvidas que o país está na contramão do mundo, onde a reestatização das empresas públicas tem sido constante, pois o privado não quer investir e oferecer bons serviços a todos, mas apenas o lucro a todo custo. A Frente será a resistência e para isso precisará do apoio de todos os sindicatos e demais entidades”, finalizou.

A FNU e a CNU parabenizam todos os trabalhadores e as trabalhadores que estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar, bem como as entidades que marcaram presença, fazendo as suas relevantes intervenções. O momento é de unidade em torno de uma causa maior: a defesa do saneamento público.
Confira algumas imagens do lançamento, clicando no link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/12F6PdIAXy1KflPg9K7UiEyaR-da2ZEab?usp=sharing

Assista ao lançamento: