Com as faixas “Lula, não deixe o Helder privatizar a Cosanpa”, “Lula, o Pará produz energia pro Brasil, não podemos pagar a tarifa mais cara do país!”, “Lula, reestatize a Eletrobras/Eletronorte” e “Helder, respeite o Pará, não à privatização da Cosanpa”, dirigentes sindicais do Sindicato dos Urbanitários do Pará foram às ruas para protestar em defesa do Cosanpa pública e pela reestatização da Eletrobras, em uma programação paralela à Cúpula da Amazônia, evento que acontece dias 8 e 9, no Hangar, em Belém, e reúne chefes de Estado dos oito países que compartilham o território da Amazônia.

O presidente Lula é quem estava comandando a Cúpula, que também reuniu governadores dos estados dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

As faixas dos urbanitários foram empunhadas no evento chamado Marcha dos povos da terra pela Amazônia, que teve concentração às 8h, no Bosque Rodrigues Alves e saiu em caminhada até a avenida Dr Freitas, onde fica o Hangar Centro de Convenções, onde acontecem as plenárias da Cúpula da Amazônia.

Como falar em debate de clima, energia limpa e vida na Amazônia, se o governador do Pará intenciona privatizar a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), como sediar a COP 30, tentando retirar o estado do comando da Cosanpa? São questionamentos reais e legítimos nessa conjuntura onde o mundo volta os olhos para a Amazônia e o governo do Pará tenta a privatização da água.

Reafirmamos, água e energia não são mercadorias!

Fonte: Ascom Stiupa