O Sindicato dos Urbanitários do Pará não fez a homologação dos/as 56 trabalhadores/as dispensados/as pela Cosanpa no final do mês de junho. O Stiupa recebeu no dia 13 de julho ofício da direção da empresa solicitando a homologação da rescisão dos contratos de trabalho. A resposta foi enviada no dia seguinte informando que a entidade sindical não faria a homologação por considerar a dispensa abusiva e violadora do Acordo Coletivo de Trabalho(ACT) vigente.
No ofício enviado à empresa, o Stiupa informa ainda que tomará as providências legais cabíveis para garantir o cumprimento das cláusulas do ACT 2023/2025, que, por ter sido negociado e assinado pela empresa, tem força superior à lei.
Ressalta-se que a decisão de fazer o desligamento desse grupo de trabalhadores/as aposentados/as foi tomada unilateralmente pela empresa, sem nenhuma participação da entidade representativa da categoria.
Quando o Sindicato tomou conhecimento da intenção da empresa, tentou conversar com o presidente da Cosanpa, solicitando no dia 26 de junho em contato direto com ele uma reunião para tratar do assunto. Não havendo resposta, o Stiupa enviou ofício no dia 29 de junho solicitando reunião urgente com a direção da empresa, que até hoje não teve sequer a educação de responder. (Vejam os ofícios no verso)
Não respondeu à solicitação de reunião, mas teve a descaramento de solicitar a homologação das rescisões citando o mesmo ACT que ela descumpre totalmente ao fazer a dispensa dos/as aposentados/as numa atitude desumana e covarde. Foi desumana com os/as trabalhadores/as ao dispensá-los/as sem que pudessem se preparar para isso e covarde com a diretoria do Sindicato ao ignorar a solicitação para a discussão da dispensa intempestiva.
Essa atitude da atual direção da Cosanpa deixa dúvidas em relação aos reais motivos da dispensa desses 56 trabalhadores/as, já que há aposentados/as que solicitaram o desligamento da empresa, mas a Cosanpa não atendeu, alegando não ter recursos. A decisão de dispensar trabalhadores/as sumariamente não atende o interesse público. Ao que parece atende a interesses bem obscuros.
Recebemos denúncias de que agora em julho, a empresa continua fazendo desligamentos de aposentados/as. Não sabemos ainda o total. Assim, a direção da empresa mantém a maneira desrespeitosa de tratamento com quem dedicou anos de sua vida à Cosanpa.
O Sindicato orienta os/as trabalhadores/as que estão sendo desligados/as a não cederem à pressão da empresa para fazer a homologação de suas rescisões de contrato e que devem procurar a entidade no caso de quaisquer dúvidas.
Reafirmamos que o Sindicato e sua assessoria jurídica estão tomando as providências contra esses atos abusivos e violadores do ACT vigente cometidos pela direção da Cosanpa.

Fonte: Ascom Stiupa