Os trabalhadores da Cetesb da Baixada Santista e do Vale do Ribeira aprovaram, na noite da última terça-feira (20), durante assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Urbanitários (Sintius), a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela empresa, encerrando, assim, a campanha salarial deste ano após importantes avanços obtidos na mesa de negociação.

Uma das principais conquistas foi a manutenção do índice de garantia de emprego de 96%. Todas as cláusulas sociais do atual ACT foram renovadas por mais um ano. A categoria terá uma reajuste salarial e nos benefícios de 4,52%, que é o índice da inflação acumulado nos últimos 12 meses e verificado pelo IPC-Fipe.

Durante as negociações, a companhia assumiu o compromisso diante dos sindicatos que lançará um novo concurso público, uma das principais reivindicações do Sintius, e que efetuará no próximo ano o pagamento do Programa de Participação dos Empregados nos Resultados (PPR) de 2023.

O novo ACT também estabeleceu uma mudança no reajuste do auxílio funeral, com o pagamento do valor do teto de reembolso definido pelo índice do IPC-Fipe e a alteração da nomenclatura do benefício de auxílio excepcional para auxílio à pessoa com deficiência.

Fonte: Ascom Sintius