Após receber reclamações dos empregados da Cesan sobre algumas mudanças feitas pela diretoria da empresa, o Sindaema encaminhou ofício para o diretor presidente da Companhia, o senhor Munir Abud de Oliveira, pedindo esclarecimentos sobre as alterações nas normas de concessão de diárias e, também, sobre o reajuste no PCR para o cargo de “Assessor do Diretor”.

As normas de concessão para as diárias, especificamente para diretores e suas comitivas em missões institucionais, agora passaram para a modalidade de reembolso, sem prever um valor para cobrir as despesas com hospedagem e alimentação, como era feito anteriormente. Isso significa que, desde a mudança, não há mais um limite de gastos em viagens realizadas por diretores e suas comitivas, o que na visão do Sindaema abre margem para eventuais excessos, não estando em convergência com os princípios da impessoalidade, eficiência e economicidade.

Essa mudança pega todos os trabalhadores de surpresa, principalmente porque existia uma cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho, recentemente negociados, em que se solicitava a majoração dos valores de forma geral, bem como o incremento nas diárias dos empregados da empresa para a Grande Vitória, o que não veio a ser atendido durante negociação do atual ACT.

É necessário reforçar que os valores praticados, hoje, estão defasados e os empregados encontram dificuldades de cobrir as despesas com hospedagem e alimentação. Mas a decisão do presidente da Companhia em beneficiar, exclusivamente, à diretoria e suas comitivas em missões especiais, além de ser diametralmente oposta é feita de forma arriscada. Por isso que o Sindaema pede esclarecimentos e a revisão dessa medida.

PCR

Já a decisão sobre o reajuste, no PCR, para o cargo de “Assessor do Diretor”, causou ainda mais estranheza e desconforto. A revisão, realizada recentemente, eleva a remuneração dessa função de aproximadamente R$ 11 mil para mais de R$ 19 mil, com um exorbitante aumento superior a 70%. Cabe reforçar que os empregados de carreira, da Cesan, receberam recentemente apenas 5% de reajuste.

Além da discrepância nos valores, essa decisão impacta diretamente nas profundas discussões sobre a revisão do PCR, que vem sendo realizada pela comissão constituída com consentimento da própria diretoria da empresa. Essa comissão foi formada, prioritariamente, para promover a isonomia entre todas as carreiras dentro da Cesan; e essa medida unilateral, realizada pelo diretor presidente da Companhia, reforça o descontentamento por parte dos empregados, que se sentiram preteridos em relação aos pleitos apresentados, tanto no ACT quanto na comissão interna sobre o PCR.

O Sindaema aguarda pelos esclarecimentos em relação a essa decisão unilateral, além de uma avaliação que aponte a pertinência e apresente as justificativas para tal reajuste.

Fonte: Ascom Sindaema-ES