A direção do SINTEPI parabeniza a todos os/as agespisianos/as pela demonstração de força durante toda a paralisação de 24 horas ocorrida no último dia 14 de junho, em frente ao prédio sede da nossa AGESPISA que com garra, força, além de muita determinação e principalmente conscientização, deixou claro que não daremos um minuto de trégua à direção da companhia e nem ao governo do estado, até
conseguirmos nosso reajuste salarial.
Dando continuidade ao que já vínhamos trabalhando, a direção da entidade seguirá avançado nos aspectos políticos e jurídicos, buscando reunião com o a direção da empresa e com o governo. inclusive, já tivemos esta semana audiência relativa ao Dissidio Coletivo (Aditivo ao ACT 2022/2024), que aconteceu dia 15/06 no TRT, cuja brilhante defesa do nosso jurídico levou os desembargadores a alertar a empresa que busquem sentar com os trabalhadores visando o fechamento negociado da reposição de 3,83% e sugeriram à mesma que o melhor caminho é a via negocial, uma vez que boa parte dos tribunais tem julgado à favor dos/as trabalhadores/as reposição salarial na integra, ainda que a empresa não tenha apresentado nenhuma proposta durante a audiência, por ter sido proibida pelo governador
Rafael Fonteles. A empresa alegou também que se encontra com grandes dificuldades financeiras, dependendo inclusive de aportes financeiros do próprio governo. Porém, tomamos conhecimento que nos últimos 6 meses a tarifa sofreu 2 reajustes que chegam na casa dos 28%, com previsibilidades de mais reajustes até julho, podendo chegar a 33% ou seja, cai por terra qualquer argumento para não conceder o mísero reajuste de 3,83% aos agespisianos.
Vale lembrar que os próprios diretores aumentaram seus salários em quase 300%. Terminada a audiência, o tribunal deu o seguinte encaminhamento; que as partes busquem o entendimento no sentido de chegarem a um denominador comum visando o fechamento do aditivo e que caso não haja avanço nas negociações ficou agendada uma próxima audiência para o dia 06.07, onde será dado prosseguimento ao dissidio caso não haja avanço nas negociações.
O SINTEPI continuará na luta buscando o fechamento de nosso aditivo e utilizando todas as ferramentas para alcançarmos este objetivo, inclusive na defesa da continuidade de nossa AGESPISA pública e revitalizada, considerando a sua essencialidade e missão junto à população piauiense.

Fonte: Ascom Sintepi