A vereadora de Aracaju Emília Corrêa, do Patriota, é mais uma voz a se levantar contra a proposta de privatização da água dos sergipanos, por meio de concessão por 30 anos à iniciativa privada, de parte dos serviços hoje prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), como vem sendo construído pelo governador Fábio Mitidieri.

A parlamentar esteve, na manhã desta segunda-feira, 17, na sede do SINDISAN, para dialogar com os dirigentes sindicais e colocar o seu posicionamento em relação à DESO.

Emília, que é defensora pública aposentada e, também, comunicadora de Rádio e TV, foi candidata a vice-governadora de Sergipe, na chapa encabeçada por Valmir de Francisquinho (PL).

Ela ouviu atentamente os vários pontos elencados pela direção do sindicato em defesa da Companhia, destacando os elementos que a colocam entre as 13 estatais de saneamento do país que comprovaram a sua capacidade técnica e financeira para cumprir com as metas determinadas pelo novo Marco Legal do Saneamento.

“Neste sentido, não é compreensível que o governador, com pouco mais de quatro meses de governo, queira entregar para a iniciativa privada a água dos sergipanos, sendo que a DESO já está captando recursos, já tem várias obras de ampliação sendo inauguradas e em andamento, e projetos para resolver vários problemas críticos de abastecimento no estado. E isso sem utilizar uma centavo do Estado, porque a DESO tem arrecadação própria e grande capacidade de endividamento. Com a água privatizada, quem vai pagar essa conta é o povo sergipano, especialmente os mais pobres”, apontou Silvio Sá, presidente do SINDISAN.

Silvio destacou, ainda, a importância de Aracaju nesse processo, já que a capital sergipana é responsável pela maior parte da arrecadação da DESO e é parte desse recurso, através do subsídio cruzado, que permite os investimentos da Companhia em municípios mais pobres e deficitários. E isso vai acabar, caso a proposta do governo se confirme.

Emília Corrêa lamentou a pressa do governador

A vereadora endossou a fala do sindicalista e lamentou a pressa do governador Fábio Mitidieri em entregar para a iniciativa privada o fornecimento de água dos sergipanos.

“Sou totalmente contra essa proposta de privatização porque sei que isso vai atingir em cheio a população mais carente, que não vai ter como suportar o aumento de tarifa; e o que a gente vê é que isso tudo já vem sendo orquestrado de muito tempo. Sucatearam a DESO para que as pessoas, muitas vezes desinformadas ou manipuladas, critiquem a empresa nos programas de rádio e na imprensa para justificar uma possível privatização. E aí, como eles têm a maioria nos espaços de poder, especialmente no Legislativo, vão passar por cima, porque é assim que acontece”, lamentou a vereadora.

“Mas vamos fazer a nossa parte lá na Câmara Municipal e onde eu estiver. Agradeço pelas muitas informações importantes que vocês me passaram e, no que depender de mim, vou lutar para que essa proposta não prospere. O que estiver ao meu alcance, dentro das competências legais, eu farei. Podem contar comigo”, reforçou Emília.

 

Fonte: Ascom Sindisan