Na manhã da segunda-feira (17), data que a Cemig agendou para pagar a PLR 2022 adiantada para uma parte dos trabalhadores, o Sindieletro realizou atos de protesto em portarias da empresa contra o pagamento discriminatório da Participação nos Lucros e Resultados.

Nas bases do Anel Rodoviário e Cidade Industrial (Quarteirão 14), na região Metropolitana, a direção do Sindicato denunciou o desrespeito e o absurdo do tratamento da gestão Zema com os trabalhadores e trabalhadoras ao deixar de pagar os eletricitários filiados ao Sindieletro, Sindicato dos Eletricitários de Juiz de Fora e Sintec.

Em Belo Horizonte, o ato ocorreu no início da tarde, na Sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho.

No Anel Rodoviário, o Sindieletro realizou um café da manhã coletivo, passou informes aos trabalhadores e trabalhadoras e chamou para mais luta. O debate foi além da PLR, com a análise do Sindicato de que o processo de golpes da gestão Zema na Cemig contra a categoria eletricitária envolve uma série de retiradas de direitos, como a própria Participação nos Lucros, a tentativa de imposição da mudança do plano de saúde, os ataques à previdência complementar da Forluz e também ao seguro de vida e ao Acordo Coletivo de Trabalho, entre outros.

Na Sede, o Sindieletro contou com o apoio do deputado Betão (PT), que não pôde ir, mas enviou um representante de seu mandato, o Miguel Renato. O deputado Betão preside a Comissão de Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da ALMG e tem dialogado com o Sindieletro sobre a PLR dos eletricitários e outros assuntos de interesse da categoria. A Comissão se prepara para realizar uma audiência pública com a pauta sobre a PLR 2022, e convidará o presidente da Cemig para explicar a discriminação na distribuição da participação nos lucros.

O aumento salarial de quase 300% do governador Zema e os privilégios que ele garante a seus “amigos” na Cemig foram bastante criticados.

O presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, que é também eletricitário, participou do ato no AR, além da presença do nosso coordenador-geral, Emerson Andrada, e do diretor administrativo do Sindicato e conselheiro eleito da Forluz, Guilherme Alves.

Fonte: Sindieletro-MG