A imprensa noticiou que o Governo do Estado tem planos de Liquidação/Privatização da AGESPISA e que todos os trabalhadores iriam para a EMGERPI

Com a posse da nova diretoria da AGESPISA, há pouco mais de um mês, havia uma expectativa dos trabalhadores de que a empresa fosse recuperada e fortalecida, pois esse era o discurso durante a campanha do atual governador, Rafael Fonteles, do PT, de que iria dar continuidade ao trabalho de viabilidade da empresa, visando atender as metas definidas no novo marco regulatório do saneamento. Porém, o veiculado pela imprensa do Piauí sobre a intenção do governador foge totalmente do anunciado anteriormente. Segundo a mídia, há uma discussão dentro do governo quanto à possibilidade liquidação da AGESPISA.

Diante dos fatos, o sindicato solicitou uma audiência com o Governo do Estado, a Secretária de Relações Institucionais do Estado do Piauí – Núbia Lopes, e com o Deputado Federal Merlong Solano (PT). Esta entidade sempre questionou a forma como alguns políticos se utilizam da empresa para agasalhar seus interesses pessoais, com a indicação de inúmeros assessores (cargos comissionados), terceirizados, entre outros usos, transformando a companhia em um verdadeiro cabide de empregos, onerando assim, cada vez mais, a folha de pagamento da AGESPISA.

Em relação à gestão, temos constatado que as práticas adotadas sãos as mesmas das gestões anteriores. Por outro lado, a empresa continua descumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho e até a Legislação Trabalhista, com atrasos nos pagamentos de salários, horas extras, diária de viagem, férias, adiantamento de 50% do décimo terceiro, plano de saúde, além da falta de material para manutenção dos serviços na área operacional, entre outros.

O SINTEPI reforça que continuará atento e mobilizado para atuar em defesa da AGESPISA e de um serviço de qualidade e preço justo para a sociedade do Piauí.

Outrossim, a Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, mandou um convite, através do presidente da Comissão de Administração Pública, para que este sindicato participe de uma Audiência Pública, proposta pelo deputado Marden Menezes (PP), prevista para o dia 27 de março de 2023, às 09h, na sala da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, onde será discutido o futuro da Agespisa.

Fonte: Ascom Sintepi