No início do ano, durante as primeiras reuniões de negociação da PLR 2022, os diretores do Sindieletro acharam estranho a gestão Zema na Cemig querer encerrar as negociações da PLR 2022 antes mesmo de anunciar os resultados da PLR 2021. Estaria a empresa colocando o carro na frente dos bois? Questionada, a gestão da empresa apenas se limitou a dizer que informaria os resultados dos indicadores da PLR 2021 posteriormente e os indicadores específicos da PLR 2022 até o dia 28/2/22.

A negociação da PLR 2022 seguiu como uma peça de teatro por parte dos representantes da empresa. Em mesa de negociação, tentaram impor uma proposta completamente obscura; a única clareza que se tinha era a intenção de lesar ainda mais os trabalhadores e utilizar a PLR como um instrumento para legalizar a transferência de renda variável para os gerentes, superintendentes e diretores da empresa.

Como é de conhecimento de todos, a categoria representada pelo Sindicato dos Eletricitários de Juiz de fora, Sintec e Sindieletro (ou seja, a maioria dos trabalhadores da empresa), de forma consciente, reprovou a proposta.

Diante disso, surgem algumas perguntas. Por que a Cemig não divulgou os resultados dos indicadores referentes à PLR 2021 até hoje? Já que outros sindicatos, apesar de serem a minoria da categoria, aceitaram a proposta da empresa, por que não divulgaram os indicadores específicos/gerencias que serão utilizados para PLR 2022 até 28/02/22 como haviam prometido? Será que algo não saiu conforme o planejado? Será que a reprovação da proposta de PLR 2022 fez com que a gestão da empresa reavaliasse a divulgação dos indicadores da PLR 2021?

Companheiros e companheiras, sabemos que o momento é de dificuldade financeira para todos. Entretanto, é necessário paciência, sabedoria e resiliência para não perdermos uma conquista tão importante para a categoria. O verdadeiro sentido da PLR é este: o engajamento dos trabalhadores em suas atividades para a conquista de melhores resultados na empresa — todos saem ganhando. Mas a gestão Zemista, sem nenhum pudor, distorce esse objetivo e tenta, a todo custo, promover o aumento da desigualdade de forma jamais vista na empresa.

Não é demais lembrar que, ao contrário de outros anos, temos prazo legal. A PLR 2022 é para o próximo ano. Por mais que a empresa afirme que as negociações se encerraram, muita água passará por baixo dessa ponte. Será que estaremos negociando com a mesma gestão após outubro? Não há motivo para pressa. Temos o ano todo pela frente para negociar com a empresa. Basta que a gestão Zema ela trate os trabalhadores com o mínimo de honestidade e respeito.

Fonte: Ascom Sindieletro-MG