Dirigentes e profissionais de Comunicação dos sindicatos dos urbanitários de todo o país realizaram, nesta segunda-feira (13/2), o I Encontro Nacional de Comunicação dos Urbanitários, que culminou com a aprovação de uma Rede de Comunicação Urbanitária.

Lucas Tonaco

O secretário de Comunicação da FNU, Lucas Tonaco, que também é dirigente da área no Sindágua-MG, ressaltou o pioneirismo do Encontro e falou da importância da união das federações e sindicatos que, de forma colaborativa, se tornam mais fortes para desmontar a narrativa, do capital financeiro e da grande mídia, que defendem a privatização dos serviços de saneamento e energia. “Juntos, por meio de uma rede colaborativa, seremos mais fortes para vencer o jogo da desinformação”. Lucas destacou também que, além da FNU, o Sindágua-MG estará unido na empreitada de fortalecer uma agenda única de luta dos urbanitários, com a colaboração de seus profissionais de comunicação.

A ideia é afinar o discurso e produzir conteúdo que possa ser compartilhado/distribuído por todos os sindicatos de urbanitários e entidades que se integram a luta contra as privatizações.

O Encontro, que teve como tema “Água e Energia não são Mercadorias”, reuniu mais de 40 dirigentes, representando nove estados do país. Os presidentes da CNU, Paulo de Tarso, e da FNU, Pedro Damásio, também participaram da atividade e ambos destacaram a importância da comunicação para a luta em defesa das empresas públicas e do direito à água e à energia. Para eles é urgente que a população saiba que com os serviços privatizados, as contas de luz e água aumentam e a prestação dos serviços fica precarizada.

Entre os pontos salientados pelos participantes estão a necessidade de se construir um coletivo que coordene o projeto e elaborar orientações e oficinas para as ações de redes, a listagem de estudos e pesquisas que ajudem na fundamentação da comunicação,  a programação das agendas por estado e a inserção no debate público através de pautas que possam reverberar na mídia de referência.