Força, trabalho e empatia vão guiar a atuação da nova diretoria do Sinergia-MS.  O compromisso é do presidente Francisco Ferreira da Silva, empossado durante solenidade realizada na última sexta-feira, dia 9, na sede do Sindicato dos Bancários.

Com 32 anos de trabalho no setor elétrico, Francisco lidera a nova gestão do Sinergia-MS, que foi eleita para o quadriênio 2022/2026, em julho deste ano, com 98,14% dos votos válidos.

“Em 2014, quando vim para o Sinergia já tinha no sangue essa vontade de ser sindicalista porque sempre me preocupei com quem estava trabalhando do meu lado, como técnico de segurança, sempre olhei e defendi os trabalhadores”, destacou o dirigente sindical, que é Técnico de Segurança do Trabalho na Energisa/MS.

A base do Sinergia-MS é formada por cerca de 2.500 trabalhadores que atuam na geração (Elera Renováveis, MSGás, Delta Geração, BEI Brasil), transmissão (Eletrosul, State Gride) e distribuição de energia elétrica (Energisa e terceirizadas) em Mato Grosso do Sul.

“Temos grandes desafios, estamos em negociação do ACT da Energisa e, durante este ano, também enfrentamos duras negociações com as empreiteiras, não é fácil, mas estamos prontos para defender os trabalhadores como sempre fizemos. Vamos tratar os eletricitários com muito respeito e empatia. Estamos aqui porque temos a missão de servir as pessoas e defender os direitos da categoria”, afirmou o presidente do sindicato.

Durante o evento, Elvio Vargas, que esteve à frente do Sinergia-MS no período de 2018 a 2022, falou sobre os desafios para manter a entidade sindical atuante e a categoria unida. “Hoje temos dificuldade de conseguir a participação dos jovens, muitas vezes estão mais focados na carreira ou tem uma visão política equivocada sobre o trabalho sindical. É um desafio fazer essa renovação, mas estamos juntos nessa luta para que o Sinergia-MS permaneça atuando em defesa da categoria”, avaliou Elvio Vargas, que passa a ser secretário geral na nova gestão do sindicato.

A solenidade de posse teve a participação da secretária geral da CUT-MS, Dilma Gomes da Silva; da presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS), Neide Rodrigues; da presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT-MS), Elaine Regina; e do presidente da Associação dos Aposentados da Enersul (Aposen), Jaconias Cardoso de Souza.

“O Sinergia-MS é um sindicato histórico e atuante, que enfrentou uma luta muito grande contra medidas do atual governo, que veio para destruir tudo o que tinha sido conquistado até então. Mas o Sinergia não retrocedeu, continuou defendendo os trabalhadores”, avaliou a secretária geral da CUT-MS, Dilma Gomes.

O evento também contou com a presença de representantes do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACPMS), da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), além de sindicalistas, eletricitários e familiares.

Fonte: Ascom Sinergia-MS