O STIU-MA realizou na terça-feira (06/12), Reunião Virtual com trabalhadores de Barra do Corda, dirigentes sindicais e o vereador Van Costa. O objetivo era discutir a questão da concessão dos serviços de água e esgoto no município, hoje operado pela Caema.

O Sindicato foi acionado pelos trabalhadores de que havia rumores de que a Prefeitura está planejando mudança na concessão dos serviços, talvez com intenção de privatizá-lo.

Embora não haja projeto de Lei específico tramitando na Câmara Municipal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO do Município para 2023 traz uma previsão de implantação do SAAE, ou seja, confirma que a Prefeitura pretende tirar a concessão da Caema. Há denúncias de que o município não pretende operar os serviços, mas entregá-lo à iniciativa privada depois de retomar a concessão.

Sendo assim, o STIU-MA já se movimenta no sentido de apurar, acompanhar e tomar iniciativas. A reunião é um primeiro passo.

Na ocasião, Guilherme Zagallo, assessor jurídico do STIU-MA deu informes sobre trâmites legais para mudança de concessão e reafirmou que não encontrou nenhum projeto de lei tramitando com esse fim.

Vâner Almeida, dirigente do STIU-MA, alertou para os problemas que a privatização pode trazer para Barra do Corda. Trabalhadores do Sistema de Barra do Corda também expressaram sua preocupação.

O Vereador Van Costa disse que o tema precisa ser debatido amplamente para informar e alertar a população, se propôs a contribuir, conversando com outros vereadores, requerendo audiência pública e evitando que se “venda ilusões para o povo’’.

Vamos aguardar que a Audiência seja marcada para fazer uma boa movimentação no município em defesa do saneamento público e da Caema.

Fonte: Ascom Stiuma