Apesar da aprovação pelo Congresso da privatização da Eletrobras, trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras, Furnas, Eletronuclear e Cepel deliberaram por continuar a luta, em Assembleia realizada no último dia 23 de julho, desta vez no campo jurídico aprovando a entrada com ações para questionar os valores das PLR’s de 2017/2018/2019 e 2021 e a CGPAR 23.
O questionamento em relação às PLR’s é que o governo usou de várias artimanhas para o não pagamento ou a redução do valor, apesar de distribuir dividendos aos acionistas, enquanto adotava novos indicadores que reduziam o valor a ser pago da PLR.
Quanto à CGPAR 23, a empresa fez uma proposta à categoria de redução de 20% após a aprovação do Projeto de Decreto Ligislativo (PDC) 956/2018, da deputada Erika Kokay, que susta a CGPAR 23, mas ainda vai ser analisado pelo Senado. O entendimentos das entidades sindicais é de que a proposta da Eletrobras reduz o valor num primeiro momento, mas tem uma armadilha porque mais tarde trabalhadores e trabalhadoras vão arcar com os custos médicos.
Na mesma Assembleia foi aprovado o pagamento de cota extra pra dar continuidade à luta contra a privatização, desta vez no STF.

Fonte: Ascom SINTERGIA-RJ