O Sindicato dos Urbanitários reuniu mais uma vez com o vice-governador eleito Felipe Camarão na manhã da Terça (11), como programado. A reunião aconteceu no Escritório Macieira, Nunes e Zagallo e foi bastante produtiva.

Desta vez, a ideia era aprofundar o debate sobre o cenário do saneamento do Estado, o futuro da Caema e o processo de regionalização do setor, o que foi feito através de uma exposiçao do advogado Guilherme Zagallo, complementada por informações dos dirigentes sindicais presentes Fernando Pereira, Vâner Almeida, Rodolfo César e Nivaldo Araújo, que também é membro do Conselho Fiscal da Caema. Os advogados Mário Macieira e Emílio Rocha e assessores de Felipe Camarão também participaram do encontro.

Na conversa, foram pontuados os desafios que precisam ser enfrentados na gestão da Companhia, na política de saneamento do Estado e no processo de regionalização do setor.

O Sindicato e a sua assessoria jurídica alertaram ainda o vice-Governador quanto aos riscos da privatização para o Maranhão e para a população mais vulnerável do Estado, a exemplo do que já se vê em outras partes do Brasil e do mundo e até mesmo no Maranhão, como Timon e municípios da grande ilha: contas mais altas, serviços prestados apenas para áreas que dão lucro, apropriação da estrutura e do conhecimento técnico acumulado pela empresa pública sem qualquer indenização e Estado e municípios tendo que assumir a prestação dos serviços para as áreas mais vulneráveis, sem ter mais a arrecadação das áreas rentáveis.

O Vice-Governador, mais uma vez, foi muito receptivo e se comprometeu a levar o debate para dentro do Governo, inclusive ao Governador Carlos Brandão, buscando discutir com a equipe algumas das sugestões que foram feitas.

Alguns desdobramentos foram discutidos e o diálogo continua aberto. O STIU-MA manterá a categoria informada de qualquer outro passo.

Para Fernando Pereira, presidente do STIU-MA, a reunião foi produtiva. Ele lembra que o Sindicato sempre buscou dialogar com o Governo do Estado, que é acionista majoritário da Caema, e responsável pela política estadual de saneamento. ‘‘Nós fazemos a crítica da gestão, mas de maneira construtiva, discutindo e apontando soluções, porque os objetivos finais são tornar a Caema uma prestadora de serviços viavél e melhor e defender o saneamento público, porque um serviço essencial à vida não pode ser objeto de lucro de alguns poucos’’, finaliza Fernando Pereira.

Fonte: Ascom STIU-MA