Reunindo lideranças sindicais de diversas regiões e categorias profissionais, o Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras da CUT ocorreu nos últimos dias 23, 24, e 25 de maio, em Brasília. A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) marcou presença com a participação de sua Secretária da Mulher, Sônia Mendes.
O evento proporcionou um espaço de debates sobre questões cruciais para as mulheres trabalhadoras, como desigualdade de gênero no mercado de trabalho, violência, assédio e a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão.
Durante as atividades, foram compartilhadas experiências e construídas estratégias para enfrentar os desafios cotidianos, especialmente nas áreas mais precarizadas do mercado de trabalho.
Sônia Mendes destacou a importância do encontro para fortalecer a luta por igualdade salarial, combater a violência e todas as formas de assédio. Ela enfatizou que o evento foi uma oportunidade significativa para compreender politicamente o papel da Secretaria da Mulher na construção da defesa dos direitos.
Em suas palavras:
“O Encontro teve o objetivo de fortalecer a luta por igualdade salarial, contra a violência e todas as formas de assédio em qualquer lugar. Importante oportunidade de entendimento político do papel da Secretaria da Mulher na construção de defesa e suas adversidades.”
A Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Amanda Corcino, ressaltou a importância da programação do Encontro por ser cuidadosamente estruturado para promover formação política, debate qualificado e fortalecimento da atuação sindical feminina.
Duas participações tiveram destaque no Encontro. No dia 24, Eneida Vinhaes Bello Dultra, do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, abordou a atual composição do Congresso Nacional e os ataques aos direitos das mulheres. Já no dia 25, Nery Araújo, coordenadora do Ligue 180 da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Ministério das Mulheres, que apresentou estratégias para a participação na Conferência Nacional de Mulheres.
Sônia ressaltou também que “a presença das trabalhadores do serviço público neste encontro reforça nosso compromisso com a construção de um setor mais justo e igualitário. É fundamental que estejamos unidas na luta por melhores condições de trabalho e pela valorização dos ramos.”
A participação da FNU no Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras da CUT reafirma o compromisso da entidade com a promoção da equidade, o combate às violências e o fortalecimento da presença feminina no movimento sindical e em todas as esferas sociais.