Após várias rodadas de negociações com as empresas terceirizadas no setor de energia e também assembleias com os trabalhadores, o Sinergia-MS conseguiu fechar acordos coletivos que garantem a manutenção de todos os direitos e reajuste salarial para este ano de 2022. As negociações foram realizadas entre os meses de julho e setembro.

“Num cenário totalmente desfavorável com inflação alta, os benefícios foram mantidos, com as devidas correções do INPC de 11,92% e até um pequeno ganho real, no caso da Compel e JVP”, ressalta o diretor do Sinergia-MS, Francisco Ferreira da Silva.

A análise dos resultados das negociações de 2022 em todo o país, divulgada em agosto pelo Dieese, mostra que a maioria dos reajustes negociados (43,9%) não repuseram nem a inflação. Apenas 20,7% ficaram acima da variação do INPC e 35,4% tiveram valores iguais a esse índice.

O sindicato conseguiu fechar acordo coletivo com as seguintes empresas:

– BEI energética – Usina Costa Rica

– Bureau Veritas – Leitura

– Compel Engenharia Ltda

– Engelmig Elétrica – Leitura

– DB Machado Rede Forte

– JVP Engenharia Ltda

– MPE S/A

As negociações foram coordenadas pelos diretores Aliceia Araujo e Francisco Ferreira. Em Dourados, os dirigentes sindicais Antônio Carlos Camuci e Roberto Schneidewind Junior conduziram a assembleia com os trabalhadores da Bureau Veritas.