Ato em defesa do saneamento público ocorre nesta quinta-feira, 22. Atividade inicia às 13h, na Prefeitura, e termina em frente à Corsan

O movimento “RS pela Água” convoca para esta quinta-feira (22/9), ato em defesa do saneamento público. A caminhada inicia às 13 horas em frente à Prefeitura de Porto Alegre, segue até o Tribunal de Contas do Estado e finaliza com abraço simbólico à sede Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na rua Caldas Júnior, 120.

O Sindiágua/RS e várias entidades sociais esperam repetir a mobilização realizada em 28 de junho que reuniu milhares de servidores e sociedade civil de mais de 300 municípios onde a Corsan atende as comunidades e de municípios que tem suas companhias municipais ameaçadas de privatização, como é o caso do Dmae, em Porto Alegre.

“As entidades novamente estão mobilizadas para esse grande ato. Estamos nos aproximando das eleições e uma vez mais queremos demonstrar a importância da água e da Corsan públicas para garantir serviços de qualidade com preço justo”, destaca o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch.

Para o dirigente, empresas privadas têm interesse no lucro e a população vai sair perdendo. “Enquanto tivermos tempo faremos essa luta e seremos incansáveis em mostrar quem defende essa bandeira.  É importante que os eleitores cobrem de seus candidatos o compromisso de manter serviços essenciais públicos”, completou.

Entre as entidades do movimento estão o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entre segmentos.

 

O quê: Ato em defesa da água pública

Data: 22 de setembro, 13 horas

Local: Em frente à Prefeitura de Porto Alegre e caminhada passando pelo Tribunal de Contas do Estado (Rua Sete de Setembro, 388), finalizando na sede da Corsan (Rua Caldas Júnior, 120).