indicato discutirá proposta com a categoria na próxima semana

A Copasa apresentou ao Sindicato e distribuiu à categoria no boletim “Fique por Dentro” uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022.
Com pontos positivos, mas sem garantir a data-base de 1º de novembro, que permite uma um tempo maior de negociação para discussão de algum ponto mais polêmico, a empresa já apresentou a seguinte proposta:

• Reajuste dos salários pelo INPC acumulado nos 12 últimos meses (1º de novembro de 2021 a 31 de outubro de 2022);

• Manutenção de todos os benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2021, com exceção da Participação nos Lucros, que será objetivo de Acordo Específico que abordará os termos do Acordo Extraordinário vigente; e a ratificação do ACT Extraordinário de compensação de horas.

De imediato, o Sindicato vê como grande preocupação a proposta da empresa que permita a ela definir realocação de trabalhadores de localidades onde houver perda de concessão, sem contemplar todos os atingidos, o que deixa caminho aberto para demissões.

A Copasa já marcou a primeira reunião de negociações com o Sindicato para a próxima sexta-feira, dia 23, quando teremos na mesa a participação da “Comissão de Negociação” que representa os trabalhadores.

As propostas da empresa serão amplamente discutidas pelos trabalhadores e pela diretoria plena do SINDÁGUA a partir desta semana. A empresa afirmou estar aberta para a negociação de uma nova redação para a cláusula que versa sobre a importantíssima questão da “garantia de emprego”, ponto vital para a categoria. Afirmamos estar totalmente também abertos e dispostos à negociação transparente de um acordo justo.