O cúmulo da desumanidade! Empresa ‘mexe’ até na margem consignável de seus trabalhadores para descontar integralmente horas negativas geradas na pandemia

Os trabalhadores da Equatorial Celpa e os próprios Sindicatos (Urbanitários e Engenheiros) jamais haviam testemunhado tamanha maldade e desumanidade por parte de um grupo empresarial.
Um golpe baixíssimo, uma ilegalidade com requintes de crueldade, uma decisão mesquinha e vingativa. Esses são alguns dos sentidos do ato da direção da Equatorial Celpa de descontar drasticamente os salários daqueles que ela chama de colaborador, descontando horas negativas de forma arbitrária, invadindo, violando e alterando margens consignadas, encargos sociais, empréstimos junto à EQTPREV. Tudo em nome da obstinação pelo lucro. O trabalhador está sentindo o peso da ganância de práticas empresariais baixas e sem ética, que foca no lucro e prejudica pessoas.
Descontos absurdos
Temos vários relatos de descontos de valores absurdos e de pessoas que até aderiram ao ilegal “Termo de adiantamento de salário e autorização para desconto em folha” e autorizaram desconto, porém de forma parcelada e o desconto veio na íntegra. Há pessoas, vítimas desse arranjo ilegal, que tiveram saldo de salário de menos de R$ 30,00, um verdadeiro golpe em pais e mães de família, uma rasteira desnecessária, uma desumanidade sem tamanho.
Para abocanhar parte dos salários dos “colaboradores”, a empresa ‘furou a fila’ dos descontos, deixando, por exemplo, de descontar pagamentos de empréstimos.
Derrotas
Primeiro a empresa tentou e não conseguiu o aval dos Sindicatos para impor uma jornada de 10 horas durante 11 meses consecutivos. Depois, perdeu nas assembleias, momento em que os trabalhadores votaram contra a proposta de desconto.
Diante da derrota, inventou ilegalmente um tal “Termo de adiantamento de salário e autorização para desconto em folha” e pressionou pela adesão.
O Sindicato veio a público orientar que os trabalhadores não assinassem essa ilegalidade. E agora, vingativamente, abocanha os salários. É uma prática vergonhosa, um desespero autoritário que já foi denunciado à Justiça do Trabalho.
Ação judicial
O sindicato entrou com ação judicial e aguarda uma decisão que impeça a empresa de fazer o desconto atual e futuros descontos, além de devolver os valores descontados, recolocando a legalidade e mostrando que o poder econômico precisa seguir os preceitos legais e de respeito aos trabalhadores.
Círio de Nazaré
A Equatorial Celpa, de forma hipócrita, patrocina o Círio de Nazaré, uma festividade cristã, cujo fundamento é o amor e a caridade. Esse patrocínio é para tentar criar uma imagem positiva na sociedade, diferente da real. Porém, sua verdadeira face aparece nesse momento em que espolia seus trabalhadores/as, prejudicando os que suam a camisa para o alcance de lucros anuais milionários e crescentes.

Fonte: Ascom Stiupa