Sem negociação, trabalhadores/as seguem em greve
Na quarta-feira, 13 de julho, o Sindicato dos Urbanitários do Pará solicitou a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) para a data-base dos trabalhadores/as da Cosanpa. Veja neste informativo cópia do ofício protocolado pela entidade sindical junto ao MPT.
A luta segue firme nesta terça-feira, dia 19, entrando em seu décimo quinto dia de GREVE, sempre contando com mais adesões em todo o Estado. Parabéns aos trabalhadores/as pela intensa mobilização, mostrando que tem compromisso com o interesse público do serviço prestado pela Cosanpa, mas também lutam pelos seus direitos. Infelizmente, não somos valorizados pela direção da empresa e nem pelo governo Helder, por mantermos a Cosanpa, mesmo sem a devida condição de trabalho e de salário.
MPT – A mediação pelo MPT é mais um degrau na busca do acordo coletivo que garanta reposição salarial e demais cláusulas de cunho econômico referente aos 12 meses anteriores à data-base, maio de 2022 (IBGE/INPC, 12,47 %, maio de 2021 a abril de 2022).
Juntamente com o ofício que solicita a mediação do Ministério Público, enviamos a ata referente ao acordo firmado entre Casa Civil, Cosanpa e Sindicato, no qual consta o compromisso de negociar em maio, tanto a data-base do período (2022) como as questões que restaram pendentes da data-base 2021.
Nossa data-base transcorre em maio e por isso iniciamos o processo de data-base em fevereiro, com a pesquisa, a assembleia, as reuniões de negociação com a empresa, etc.
Mas, diante da postura intransigente e das inverdades propaladas pelo governo Helder, vamos continuar ampliando a luta, buscando fortalecer ainda mais a greve. Vamos em frente, a luta continua!

Fonte: Ascom Stiupa