CICLO DE REUNIÕES VIRTUAIS ÀS SEXTAS-FEIRAS DO MÊS DE NOVEMBRO (Em espanhol e português)

A Internacional de Serviços Públicos, ISP, com o apoio do projeto “Transição Justa, Sindicalismo, Cidadania e Serviços Públicos” UtoU-ISP, convida aos dirigentes sindicais para o ciclo de palestras virtuais às sextas-feiras do mês de novembro, onde serão abordadas questões relacionadas à transição justa, sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 e a prestação de serviços essenciais à comunidade.

O ciclo de encontros tem os seguintes objetivos:

  • Compreender melhor o conceito de transição justa, bem como a aplicação de políticas públicas municipais e regionais sobre mudanças climáticas, empregos verdes, geração de energia de baixo carbono e transição energética.
  • Promover a cooperação entre sindicatos e outras organizações e entidades que trabalham pela qualidade dos serviços públicos e também lutam por suas demandas e enfrentam a crise climática em diferentes modalidades.
  • Capacitar os trabalhadores(as) na relação que a prestação de serviços públicos tem com os objetivos de desenvolvimento de 2030 e com a justa transição.
  • Partilhar experiências concretas de boas práticas, relacionadas com a prestação de serviços públicos, o combate à crise climática, a transição energética, a proteção do ambiente, a nível local, municipal ou regional, em associação com as comunidades, as autoridades ou outras organizações sociais.

Cada ciclo tem uma ênfase particular, de forma que a motivação será feita especialmente para aquele grupo de trabalhadores, mas a participação está aberta a outros setores. Em cada encontro, organizações parceiras serão convidadas a compartilhar sua abordagem sobre o tema e serão apresentadas experiências de nossas filiadas, relacionadas ao tratamento que estão dando às políticas do setor.

 5 de novembro de 2021, entre 11h e 13h (horário de Brasília)
Água limpa e saneamento para todos (ODS 6) e o papel dos trabalhadores na busca por uma transição justa.

Informações complementares:
 Apresentação de 15 minutos sobre a abordagem de transição justa dos trabalhadores de água, saneamento e meio ambiente e sua relação com os ODS.

  • Momento de reflexão coletiva sobre os paradigmas que são colocados em jogo.
  • Apresentação de 20 minutos de representante da WATERLAT.
  • Intervenções de 10 minutos por experiência sub-regional sobre boas práticas em gestão de recursos hídricos, compromissos de mitigação ou adaptação às mudanças climáticas ou proteção ambiental, com representantes dos países andinos, da América Central, do Cone Sul e do Brasil (Edson Aparecido da Silva, representando a FNU – Federação Nacional dos Urbanitários.Clique no link para inscrever-se: ?
    https://world-psi.zoom.us/meeting/register/tZUlce6pqTojH9fY4sluDQwBwVNomPKfajLv

12 de novembro de 2021, entre 11h e 13h (horário de Brasília)
Energia acessível, confiável, sustentável e moderna (ODS 7) um desafio para os trabalhadores do setor.

Informações complementares: Apresentação de 15 minutos sobre a abordagem de transição justa dos trabalhadores (as) da energia e sua relação com os ODS.

  • Momento de reflexão coletiva sobre os paradigmas que são colocados em jogo
  • Intervenções de 10 minutos por experiência sub-regional sobre boas práticas em gestão de energia, compromissos para mitigar ou se adaptar às mudanças climáticas, transição energética e proteção ambiental, também; um dos países andinos, um da América Central, um do Cone Sul e um do Brasil.
  • Participação aberta a participantes.

19 de novembro de 2021, entre 11h e 13h (horário de Brasília)
Governos locais e regionais, moradias decentes e sustentáveis em cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11).

Informações complementares: Apresentação de 15 minutos sobre a abordagem das cidades inclusivas na perspectiva dos trabalhadores (as) do governo local e regional e sua relação com os ODS. Momento de reflexão coletiva sobre os paradigmas que são colocados em jogo.

  • Uma apresentação de 20 minutos de representante da Aliança Internacional de Habitantes.
  • Intervenções de 10 minutos de experiência sub-regional sobre boas práticas em torno da luta por moradia pública decente, compromissos de mitigação ou adaptação à mudança climática ou proteção ambiental, também; um dos países andinos, um da América Central, um do Cone Sul e um do Brasil.
  • Participação aberta aos participantes.

26 de novembro de 2021, entre 11h e 13h (horário de Brasília)
Gestão de resíduos sólidos (ODS 12) e sua contribuição para a transição justa;

  • Apresentação de 15 minutos sobre a abordagem da gestão de resíduos na perspectiva dos trabalhadores (as) do setor e sua relação com os ODS.
  • Momento de reflexão coletiva sobre os paradigmas colocados em prática.
  • Uma apresentação de 20 minutos de representante da WIEGO.
    Intervenções de 10 minutos de experiência sub-regional sobre boas práticas em torno do tratamento de resíduos, compromissos de mitigação ou adaptação às mudanças climáticas ou proteção ambiental, também; um dos países andinos, um da América Central, um do Cone Sul e um do Brasil.