A primeira reunião entre as entidades sindicais e a empresa para discutir o próximo ACT foi realizada na tarde de quarta-feira (3). A maior parte dos integrantes participou da reunião de forma remota, por conta dos cuidados com a pandemia do covid-19.
Durante a reunião, os representantes das entidades sindicais apresentaram os detalhes da pauta de reivindicações, construída junto aos trabalhadores, que foi entregue à companhia no dia 20 de outubro. Os sindicalistas defenderam com muita ênfase a necessidade do reajuste salarial e dos demais benefícios, que estão bastante defasados, ainda mais com a grande alta nos valores dos produtos e serviços no país. Também foi realizada a defesa das demais cláusulas da pauta, como a garantia da data-base e da ultratividade. Durante a reunião, a comissão da Sanepar se mostrou favorável a essa reivindicação.

Os sindicatos majoritários defenderam com veemência a pauta de reivindicações, apresentando para a comissão negocial a importância de ouvir os anseios da categoria e da valorização da mão de obra como meio de garantir a eficiência da empresa.
A frequente alta da inflação atinge diretamente o bolso dos trabalhadores e isso precisa ser notado pela empresa. Se os acionistas estão ganhando, os trabalhadores também precisam desta valorização.

Fonte: Ascom Sindaen